• Blogs
  • Manuel Silva
  • Como pode a disciplina de ET, no 3º ciclo, contribuir para o ProSucesso (RAA)?

Como pode a disciplina de ET, no 3º ciclo, contribuir para o ProSucesso (RAA)?

Caros colegas,

Sendo professor do grupo 530 (Educação Tecnológica), leciono na minha escola vários Módulos de Tecnologias Específicas a um Curso de Desenhador/a de Construções Mecânicas - PROFIJ (Programa Formativo de Inserção de Jovens) de Nível 2.

Tendo em conta o perfil dos meus alunos, nas minhas aulas/sessões utilizo alguns métodos e técnicas aplicáveis nas Tecnologias Específicas, nomeadamente a Simulação. Este método e técnica de ensino corresponde a uma representação da vida real, onde os alunos experimentam vivências com determinadas condições, escolhidas em função dos objetivos a atingir.

As simulações ao mesmo tempo que preparam os alunos para o desempenho de papéis sociais e profissionais, alargando o campo de perceção social, desenvolvem a capacidade de resolver problemas e de tomar decisões.

Utilizo também apenas para o desempenho de tarefas técno-práticas, através de modelos mecânicos interativos, como por exemplo os kit's didaticos do funcionamento do motor de gasolina (ou diesel) a 4 tempos (admissão, compressão, explosão/combustão e escape) utilizados nos estabelecimentos de ensino onde ministram os cursos profissionais na área da mecânica e dos operadores tecnológicos que permitem experimentar o funcionamento de um sistema técnico.

Desenvolvo através de "jogos pedagógicos", com ou sem auxílio de computador, constituindo um modelo de processos e regras que pretendem corresponder a acontecimentos, situações e objetivos reais.

Saudações escolares.

#mooceduET22

Comentários

  • AnaMaio há 990 dias

    #mooceduET22

    Olá Colega Manuel,

    Muito do sucesso da disciplina de Educação Tecnológica passa pela ligação que aluno faz entre o objeto técnico e a necessidade social existente por trás da sua existência. A técnica da Simulação é sem dúvida um importante instrumento de trabalho e bastante utilizado na aulas práticas, levando o aluno a fazer uma reflexão crítica acerca da evolução dos objetos e das suas implicações para o desenvolvimento da tecnologia como a conhecemos hoje, reconhecendo a sua importância e o seu papel na sociedade.

  • Luis Carlos Oliveira há 990 dias

    Caros colegas,

    Sem muito mais a acrescentar e concordando totalmente com as vossas opiniões, menciono somente que a disciplina tem e deve ser mais valorizada porque a mesma proporciona muitas valências ao alunos.

    Cumprimentos 

    #mooceduET22

  • Armando_Marques há 990 dias

    Olá  colegas,

    A incorporação efetiva da tecnologia na prática pedagógica é vital para garantir que as ferramentas façam diferença no padrão da qualidade educacional da escola e para que uma mudança consistente e segura aconteça.