• Blogs
  • Emilia
  • Competências digitais que os professores devem possuir

Competências digitais que os professores devem possuir

Na verdade acredito que todo professor que tenha comprometimento com seu trabalho, que se adapte as novas tecnologias e que esteja disposto a inovar a experimentar coisas novas, já possui grande parte das várias competências necessárias.

"O professor deve estar pronto para experimentar novas formas de organizar as aulas, aplicativos que facilitem a transmissão de conhecimento e softwares que ampliem os limites da sala de aula. É importante estar disposto a conhecer novas formas de educar, fazendo educação e tecnologia andarem juntas" (http://www.desafiosdaeducacao.com.br/quais-habilidades-um-professor-precisa-ter-para-ensinar-mundo-digital/)

Muitos acham que é suficiente a  escola adquirir recursos tecnológicos e materiais pedagógicos sofisticados e modernos, e dar aos  professores  treinamento para o uso de tudo isso. Não basta, é necessário construir novas concepções pedagógicas que resultem em práticas que promovam o currículo nos seus diversos campos dentro do sistema educacional. Desta forma, os recursos tecnológicos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais inovadora.

Outro fator importante com o qual nós professores devemos estar atentos : é necessário também  desenvolver competências, habilidades e procedimentos para selecionar e apresentar a informação que vem da  Internet.

 Como direcionar nosso aluno a uma pesquisa ? O professor pede ao aluno para fazer uma determinada pesquisa sobre um determinado assunto, e pronto. Não o orienta com relação a como efetuar este trabalho ou que sites deverá estar usando

 ( Grimes e Boening 2001) Em alguns casos os professores não estão familiarizados o suficiente com a Internet para guiar seus alunos na avaliação dos websites, alguns professores e alunos gostam de navegar na rede e, por acaso, descobrir recursos de informação úteis (Demas 1995).

 A maioria das pessoas que buscam informações depende dos recursos da Internet para realizar suas tarefas. Mas encontrar qualidade e validar os recursos da Internet é uma tarefa desafiadora para qualquer usuário de informação.  A maioria dos bancos de dados não são atualizados diariamente. Não há trabalho de filtro entre nós e a Internet, as informações disponíveis não passam por normas/referências antes da publicação para o uso público.

O “novo” professor tem que aprender a checar e avaliar a informação da Internet antes de utilizá-la para qualquer propósito, principalmente se o propósito for orientar nosso aluno

 Parece muito   simples incorporar os  avanços tecnológicos  á  pratica educativa, mas observo agora que vai muito mais além.

 Basto et al.(2000), enfoca a internet como possibilidade de pesquisa.

 “É possível realizar pesquisas na internet utilizando programas de navegação para localizar informações e ferramentas de busca, que possibilitam refinar os resultados sobre um determinado assunto. Se, por um lado, a quantidade de informação disponível na Internet representa um enorme avanço na democratização de acesso, por outro, ela cria a necessidade de separar o que é de interesse, de qualidade e de confiança.” (BASTO, 2000 p.49)

Comentários

  • Marcio_de_Oliveira_Monteiro há 910 dias

    O “novo” professor tem que aprender a checar e avaliar a informação da Internet antes de utilizá-la para qualquer propósito, principalmente se o propósito for orientar nosso aluno. 

    Excelente reflexão, minha amiga!!!

  • @na correi@ há 910 dias

    Será que nós professores temos noção que também os "nativos digitais" precisam de aprendizagem neste campo? Ou assumimos que o domínio da ferramenta é o domínio crítico dos conteúdos?