TEMAI PESQUISAR ,SELECIONAR E PARTILHAR

O professor deve possuir Competências Digitais como: saber  utilizar  as tecnologias digitais de forma concreta para trabalhar, selecionando e organizando a informação pretendida , pesquisar ,consultar, recuperar extraindo informação tendo capacidade de avaliar criticamente e a qualidade dos recursos acedidos e geri-los construindo conhecimento.Para isso exige construção de habilidades no uso do computador e na navegação da Web.

As tecnologias pode desempenhar grande papel oferecendo novas possibilidades de aprender e devem deixar o estatuto de simples auxiliar (na aprendizagem) para tornar-se centro de uma outra forma de aprender,contribuindo para o processo ensino e aprendizagem ,  que afeta, em primeiro lugar a mudança dos modos de comunicação e dos modos de interação.

Além disso, um dos papéis importantes do docente é o de auxiliar o aluno e capacitá-lo para incluí-lo na cultura digital.

Dessa forma, a mediação pedagógica se faz necessária para que o aluno saia da sala de aula com plena capacidade de usufruir das possibilidades que o universo digital oferece.

Comentários

  • Renata Ezequiél da Rocha há 873 dias

    Boa Noite!

    Muito interessante a sua colocação Vera Lúcia! Vivemos num mundo globalizado onde a tecnologia ganha cada vez mais espaço, portanto, como educadores é primordial saber utilizar as tecnologias de informação e comunicação, bem como, ensinar ao corpo discente como utilizá-la de forma satisfatória e que atenda aos objetivos propostos. O desenvolvimento de tal habilidade é de suma importância para a ampliação e autonomia do desenvolvimento cognitivo.

    #ecoimoocbr, #ecoimoocbrt1

  • JOSE_HENRIQUE_AGUIAR_DE_SOUZA há 872 dias

    Olá Vera, Renato e amigos participantes do grupo.

     

    Esse tema é complexo e cheio de aprendizagem para tods nós docentes.

    Há necessidade, de fato, da utilização das tecnologias da informação no ensino. O ambiente escolar não pode ser "nem distante, nem diferente" do meio social do aluno. Por mais pobbre que seja a média dos alunos de uma escola, praticamente todos tem acesso a essas ferramentas. o desafio da escola é estar liderando e aproveitando bem essas ferramentas. 

     

    Parece até contraditório, mas em muitos locais os alunos tem celulares bem melhores do que o dos professores e "ensinam aos docentes usar o aparelho". É uma realidade que os gestores das politicas públicas devem ter atenção e repensar na seleção de docentes. E quantas vezes um aluno comenta uma novidade de teconologia quase obsoleta e o professor nunca ouvi falar  dessa teconologia?

     

    Essa semana saiu reportagem sobre os docentes no G1.

     

    http://g1.globo.com/educacao/noticia/99-dos-professores-brasileiros-ganham-menos-de-r-35-mil-diz-estudo.ghtml

    outra matéria sobre gestores também recente:

     

    http://g1.globo.com/educacao/noticia/nas-escolas-com-alunos-mais-pobres-diretores-sao-mais-inexperientes-e-ganham-salarios-menores.ghtml

     

    No mundo globalizado o professor realmente necessita estar conectado. Penso que assim como para os militares, para se ingressar na profissão docente da educação básica deveria se ter um limite e idade e formar um profissional de carreira. Em países desenvolvidos isso acontece.

     

    Bem, assim seria possível ter uma aula na "temperatura informacional" dos alunos.