TEMA1- PESQUISAR ,SELECIONAR E PARTILHAR

O vídeo mostra o plágio em trabalhos acadêmicos em que o personagem Kaj Saether precisa entregar um trabalho e se perde entre festas e namoro.Deixou para fazer na véspera da entrega ele copiou de um site da internet o texto para o seu trabalho. Demonstra as consequências negativas do plágio podendo chegar a ser umilhado ou expulso da universidade perdendo a capacidade de adquirir diploma, mas por outro lado poderá ser reconhecido se fizer o seu trabalho de forma adequada . Ao citar o , usar ideias ou expandir outros trabalhos deve-se referenciar as fontes no texto, bem como listá-las e, dessa forma, evitar o plágio.

Exemplo de plágio: seguinte frase SER OU NÃO SER é plágio porque não está entre aspas , não há referência do autor nem fonte onde foi retirada a frase. O certo é "SER OU NÃO SER" Shakespeare não é plágio porque é uma citação , que está entre aspas e com o nome do autor.

O plágio implica questões éticas, apropriação de trabalhos alheios, práticas desonestas. Os plagiadores perdem o divertimento que a aprendizagem oferece impedindo de construir-se como autor. A aprendizagem adquire praticando. 

A internet é um local público, mas não dá o direito de apropriarmos indevidamente de textos que não são de sua autoria.

Comentários