Atenção dos alunos: uso da tecnologia a favor

"Atenção dos alunos: uso da tecnologia a favor

Um dos grandes benefícios do uso da tecnologia em sala de aula é aumentar o foco dos estudantes e realmente prender sua atenção. Isso porque, diferentemente das aulas em que o professor representa uma fonte usual de transmissão de informações, as aulas em que são utilizadas tecnologias se tornam uma novidade para o aluno. Assim, ferramentas como videoaulas, apresentações e animações computadorizadas elevam o interesse do aluno, que acaba ficando mais atraído e desenvolvendo maior foco e atenção.

Mas ainda é preciso aprender a lidar com a tecnologia em sala de aula. Afinal, sendo mal utilizada, ela pode, em vez de manter a atenção do aluno, despertá-lo para assuntos impertinentes ao momento, completamente diferentes do que se deseja ensinar. E para utilizar adequadamente as tecnologias em sala de aula, o professor deve:

  • Conversar com os alunos de forma a estabelecer limites de utilização;
  • Incentivar os alunos a lidar com a tecnologia de forma consciente e responsável;
  • Planejar discussões e atividades avaliativas a partir de trabalhos com os recursos tecnológicos;
  • Instruir e fazer combinados em relação a momentos e ferramentas que deverão ser utilizados, definindo penalidades construtivas em caso de descumprimentos das normas estabelecidas.

De modo geral, o uso responsável das tecnologias nos estudos pode promover melhor interação entre os alunos e um aprendizado mais sólido e rico. Por isso, ao utilizar essas ferramentas na escola, não só os estudantes serão beneficiados de diversas maneiras como o professor facilitará seu próprio trabalho ao contribuir para o crescimento e o desenvolvimento institucional, tornando a escola um ambiente cada vez mais atualizado!"  Fonte: Blog Novos Alunos

Achei muito pertinente esse texto, principalmente os pontos abordados sobre o papel do professor, quanto a mediação necessária no uso das tecnologias, para que ambos, tanto professor quanto alunos, sejam beneficiados.