Tema 2 - 1ª fase

Gostaria de ter mais tempo para ler na íntegra O Texto 1 - Plano Tecnológico da Educação , mas não faltará oportunidade.Marquei vários ítens que julguei relevantes. Li atentamente os modelos internacionais de formação e certificação de competências dos professores em TIC e como podemos atingir os objetivos propostos no Plano Tecnológico da Educação.

Os 4 cenários apresentados de como algumas instituições que conceberam referenciais de competências em TIC para professores é interessante e grandioso, mas aparentemente para ser desenvolvido será um longo processo. Para que tudo funcione depende da aprovação, do apoio das entidades locais e principalmente do governo.

O Plano Tecnológico deixa claro a necessidade de enquadrar tecnológica e pedagogicamente a invasão das TIC na sociedade e escola, aceitando os desafios das mudanças (que são muitas) sem cometer o erro mencionado por Goodlad 1998 - (traduzido) "O maior erro que nós podemos cometer é presumir  que a mudança é preparar o professor para fazer coisas comuns de uma maneira melhor"

Gostei do Cenário 4 (de responsabilidade do Estado de Queensland, Austrália) Tem apoio do Estado, possui 3 níveis de certificação (aparentemente simples) , focam ainda na valorização do papel do professor, da sua autonomia e capacidade de reflexão e decisão. Todos os cenários são vantajosos. Tudo que precisamos é de apoio , pois coragem de mudar acredito que temos