Utilizar competências digitais na salas de aula ecoimoocbrt2

Utilizar competências digitais na sala de aula

Escolhi o tema do módulo 2 para escrever esse texto por questões que, para mim, parecem obvias de ser, haja visto que se considerado o próprio tema a luz da objetividade didática, simplesmente nos limitaríamos a responder de modo muito singular que sim ou não, trocando a afirmativa por uma questão, inibindo qualquer natureza de interpretação da linguagem agregada ao contexto, dando lugar a uma compreensão hermenêutica por meio de uma estrutura circular, aspiralada, em que o entendimento se dá por meio de dois movimentos [ir e vir] em que competências digitais e sala de aula parecem conflitar.

Mas como já dizia o poeta PESSOA, Fernando (1888-1935), "Navegar é preciso; Viver não é preciso ... .". Desenvolver competências digitais não tem, nem oferece a precisão a qual espera o professor intusiasta. Todavia, se não se tentar desvelar da alma o desejo maior de tratar a competência digital como algo imperioso a sobrevivência humana em futuro próximo, estaremos retardando os passos em direção a um novo cenário mundial depositário da tecnologia que prescinde da sua "evolução" como garantia de aprendizagem para a espécie humana que sobrevive aos encastos do meio ambiente tecnológico.

Portanto, utilizar competências digitais na sala de aula é explorar o conhecimento apreendido pelo educando na vida, tornando-o peça de aprendizagem para todos que similariza o fazer freireano de ser. Assim, democratiza o espaço escolar consiste em abrir o espaço escolar para a discussão democrática do poder, para a formação de parcerias, para a democratização do espaço digital, para a melhoria das condições de ensino e etc.

Pensar em competências digitais na sala de aula é, sobretudo, imaginar um cenário futuro e ter a certeza de que este não se encontra muito distante. Assim, como bem apresentado no texto de BARROSO, Felipe e ANTUNES, Mariana, parafraseando-os, é necessário vestir a "camisa" do comprometimento crendo serem as ferramentas digitais, as mídias digitais..., uma grande descoberta a serviço de toda humanidade.