Utilização das ferramentas digitais em sala de aula

ARTEFACTOR 1

Aluna: Dorcelina de Souza Mello Silva

Curso: Competências Digitais para Professores

# ecoimoocbrt2

A criança já nascem em um contexto digital, um mundo voltado às novas tecnologias onde elas exploram novos saberes. Como professor devemos também usar todo recurso para deixar nossas aulas interativas e dinâmicas.

Sabemos que para iniciar, é necessário criar um ambiente de aprendizagem, com base na utilização de ferramentas digitais para ser utilizada em sala de aula. A escola deve estar preparada para utilizar as novas tecnologias, criando o espaço físico que garanta o acesso dos alunos e que estes alunos possam desfrutar do ambiente com muita alegria e aprendizado.

a)    Conteúdo a explorar.

O objetivo é a interação das TIC na sala de aula, com a finalidade que haja interação e que tenham destreza no uso das tecnologias de informação. A modalidade será interativa/virtual.

O aluno deverá explorar os jogos pedagógicos interativos, executando os comandos necessários para chegar ao resultado esperado dentro do tempo proposto. Desenvolvendo assim as habilidades propostas pelo professor.

Em certos jogos é possível trabalhar a coordenação motora, desenvolver o raciocínio lógico rápido, estimula a memória, dá as crianças a oportunidade de se conectarem com o mundo externo (Fleischmann,2001).

Como exemplo temos o ARIÊ é voltado para criança em fase de alfabetização apresenta também jogos voltados para a coordenação motora, concentração, e consolidação dos conhecimentos referentes à movimentação do mouse, dominar o clique e o arraste. O programa é composto por quatro jogos infantis que estimulam o aprendizado da criança com relação à alfabetização e a matemática.

Temos também alguns sitis especiais para os pequenos no uso da tecnologia tais como: www.guri.com e o www.discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos e

www.discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos

 

 

 

b)    Competências a desenvolver nos alunos.

Podemos ter softwares sequenciais (onde o aluno aprende com informações transmitidas de forma sequencial e repetitiva), relacionais (onde há apenas a interação do aluno com a tecnologia) e criativo (através da utilização da tecnologia, o aluno interage com a máquina na construção do pensamento).

 Todas as atividades são realizadas através do uso do mouse, nas suas diversas formas (clicando, arrastando, duplo-clique). Assim, se trabalha a motricidade fina e coordenação motora, através de atividades que também requer o entendimento do processo de interatividade, além de trabalhar cores e formas.

E ainda atividades para crianças de 6 e 7 anos que desenvolvem bem as atividades de números, natureza e corpo.

 

c)    Objetivos de aprendizagem.

O aluno devera saber manusear o computador, sabendo clicar, arrastar de acordo com a necessidade do jogo para resolver o que está sendo solicitado. Identificar, selecionar cores e formas pedidas no jogo.

Essas ferramentas com acesso à internet possibilitam a práticas dos jogos interativos onde a criança brinca, desenha, pinta e aprende através das atividades de estimulação, que contribuem para o desenvolvimento físico, social e emocional.

 

d)    Ferramentas tecnológicas.

As ferramentas tecnológicas de comunicação e informação (TIC), tem mostrado novos caminhos à sociedade, cultura, mas principalmente à educação. As crianças estão bem familiarizadas com algumas ferramentas tecnológicas como: Computador, Smartphones, Tablet e iPed.

e)    Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas.

Através do uso de computadores, tabletes, iPad que são utilizadas para trocar e   partilhar informações e também para o divertimento através dos jogos interativos.

Comentários

  • Emilia há 863 dias

    Gostei muito do conteúdo do seu artefato, pois acredito que é  na educação infantil que se começa este novo aprendizado e sabemos que  o conteúdo da escola regular pode ser ensinado de várias maneiras através do ensino digitalizado e isto significa que podemos adaptar aos poucos o processo do ensino do livro para tela. Se observarmos bem os livros didáticos, eles trazem sites que podem ser utilizados pelo professor e também pelo aluno como recurso de aprendizagem . #ecoimoocbrt2

  • Emilia há 863 dias

    Me lembrei do site da Professora Janaina Spolidorio : 5 razões para deixar a tecnologia entrar em sua sala de aula. Muito bom, e está ligado a educação infantil. Vale a pena conferir   #ecoimoocbrt2

     

     

  • Elazir Cristina Boechat Dias Esposti há 861 dias

    Atualmente estou trabalhando com a Educação Infantil e gostei do seu Artefato. #ecoimoocbrt2