Tecnologia X Metodologia: a dicotomia entre a teoria e a prática

Tema 2: Utilizar Competências Digitais na Sala de Aula

ARTEFACTO 1

Elaborado por  Marcio de Oliveira Monteiro

 

Em meio às exigências de um mundo moderno que tem por base a valorização da tecnologia e o incentivo ao uso das ferramentas de informação e comunicação como forma de dinamizar a comunicação entre as pessoas, sob a perspectiva da globalização, tem sido cada vez mais comum no ambiente escolar, pelos educadores, a busca persistente pela descoberta de propostas metodológicas que conspirem para facilitar a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC na sala de aula.

   

Assim, pretende-se sensibilizar docentes motivados a resignificar suas práticas pedagógicas em sala de aula, oferecendo um parâmetro, quiçá um caminho oportuno a reflexão, a execução e ampliação posterior das ações, a partir de um olhar crítico e consciente do contexto no qual o educador se insere, aliado  a um fazer pedagógico mais dinâmico e próximo da construção do saber por meio de um instrumental digital.

 

CONTEÚDO À EXPLORAR

TECNOLOGIA X METODOLOGIA: a dicotomia da teoria e da prática

O papel do docente do século XXI;

O uso da Tecnologia de Informação e Comunicação na sala de aula;

A capacitação do docente;

 

Conteúdo será trabalhado com o 1º Período do Curso de Licenciatura em História.
Componente Curricular de Didática.
Serão utilizados até 3 encontros [2 aulas cada encontro] para finalização da proposta de ensino.

 

COMPETÊNCIA A DESENVOLVER NO ALUNO

DESENVOLVER A CAPACIDADE DE:

  •  Ler vídeos extraindo aspectos relevantes para análise e debate;
  •  Refletir e criticar a subutilização das TIC nas salas de aula;
  •  Reconhecer a importância da qualificação do docente como forma de garantir a utilização das TIC na sala de aula com base em um olhar didático;
  •  Discutir o pensamento do educador a cerca da organização das aulas sem e com TIC;
  • Discutir propostas metodológicas de ensino capazes de auxiliar o processo de ensinagem e aprendizagem.

 

 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  • a)Analisar vídeo sobre Tecnologia X Metodologia; 
  • b)Refletir sobre a subutilização na sala de aula, pelo docente, da Tecnologia por falta de uma metodologia compatível com o dinamismo proposto no século XXI;
  •   
  • c)Criticar a resistência do uso de tecnologias em cenários de ensino, pelos educadores;
  • d)Compreender a importância da qualificação do docente no processo de ensino e de aprendizagem;
  • e)Pesquisar sobre o que pensam os educandos sobre as aulas sem e com TIC;
  • f)Discutir propostas metodológicas de ensino capazes de auxiliar o processo de ensinagem e aprendizagem a partir da utilização das ferramentas tecnológicas na Educação;

 

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS MOBILIZADAS

  • Google Search; TubeBox; Microsoft PowerPoint; Movie Maker; YouTube.

 

COMO OPERACIONALISAR AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

  • O Google Search será  utilizado na hora da pesquisas sobre os temas: analisar, conceituar e aprofundar a temática que dá origem ao trabalho;
  • O Google You Tube será utilizado com fins de baixar vídeos similares ao apresentado e que possam ser discutidos na sala de aula com os demais colegas de turma; servirá de apoio pedagógico para a busca de informações em vídeo sobre o tema;
  • O Microsoft PowerPoint será utilizado como ferramenta de apresentação de trabalhos pelos alunos;
  • O Movie Maker servirá de ferramenta de base para os casos de criação/montagem de vídeo que demonstrem a realidade pretérita, presente e futura da sala de aula;

 

1º Passo de Mobilização:

    1-Utilizar-se da dinâmica: Brainstorming, como forma de diagnosticar a compreensão dos educandos sobre  TIC e sua importância para a oferta e promoção de um ensino dinâmico na sala de aula;

    2-Breve exposição sobre: “o papel do docente do século XXI; o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação na sala de aula e a  capacitação do docente;

     3-Assistir ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=mKbEbKQZVQU

    4-Fazer uma análise do fazer pedagógico apresentado no filme

    5-Debater a postura didática da professora em meio a proposta do diretor escolar.

 

2º Passo de Mobilização:

   1-Ler o Artigo disposto no link: http://www.unesp.br/aci_ses/jornalunesp/acervo/269/forum-uso-da-tecnologia-envolve-mudancas  entrevista de Klaus Schlünzen Júnior, coordenador do Núcleo de Educa- ção a Distância (NEaD) da Unesp.

    2-Debater pontos centrais da Entrevista;

    3-Discutir aspectos próprios das EaDs e as Aulas tradicionais: os educandos deverão elaborar uma lista de 10 características em que estabeleçam diferenças e pontos comuns.

    4-Apresentar, comentar e listar características pertinentes ao docente que se interessa por trabalhar com TIC e os docentes tradicionais.

    5-Imaginar a Escola do futuro e a importância da qualificação e preparação técnica do profissional de educação para o sucesso do projeto.

 

3º Passo de Mobilização:

     1-Organizar pesquisa de campo sobre a opinião dos educadores a cerca de aulas sem e com TIC;

     2-Pesquisar no Google Search opiniões de escritores que defendem e não o uso de TIC nas salas de aula;

     3-Dinâmica de Grupo: Juri-Simulado [grupo de defesa do uso da TIC na sala de aula e os contrários a essa posição]

  

4º Passo de Mobilização:

      1-Divisão da turma em grupos de estudo: os mesmos deverão apresentar ideias e opiniões, em vídeo, de estudiosos sobre o tema central do estudo ou, apenas, TIC para discussão coletiva na sala de aula.

     2-Os vídeos deverão ser extraídos do Google You Tube;

     3-Dinâmica de Grupo: Juri-Simulado [grupo de defesa do uso da TIC na sala de aula e os contrários a essa posição]

 

5º Passo de Mobilização:

   1-Construir um vídeo ou um PowerPoint que retrate uma síntese de todos os passos dados em relação a discussão do tema central.

   2-Os vídeos ou PowerPoint deverão ser construídos de modo criativo e original.

 

AVALIAÇÃO

Terá caráter formativo, com base e a partir das atividades realizadas ao longo de todo o processo de ensino, com ênfase para o Projeto Final a ser entregue ao docente.

REFERÊNCIAS

Comentários

  • Emilia há 680 dias

    Esta é uma aula da qual gostaria muito de estar presente,  acho que eu  "arrasaria" em todos 5 passos propostos. Este é um trabalho fantástico para formação dos professores, não só de História, mas deveria ser inserido em todas as áreas. Objetivos e competências para se formar profissionais de qualidade aliados as novas tecnologias . Com certeza Marcio estes serão os profissionais que estarão a um passo na frente dos demais. #ecoimoocbrt2

  • Emilia há 679 dias

    Existe realmente esta dictomia entre teoria e prática. Acho que em quase tudo  existe a TEORIA mas a PRÁTICA é um pouco mais complicada quando não temos recursos. Tipo: No papel tudo é muito lindo, mas a prática vai muito mais além.

    #ecoimoocbrt2