Aprendizagem colaborativa

"A aprendizagem colaborativa é um recurso na área de educação, que surge da necessidade de inserir metodologias interativas entre o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor para que estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados.

O elemento essencial das comunidades de aprendizagem é a tendência a aprender trabalhando juntos, o professor e o estudante, para melhorar a educação[1].

Normalmente surge de uma estratégia de ensino e na qual os alunos de vários níveis de performance passam a trabalhar juntos em pequenos grupos tendo uma única meta que proporciona a interatividade[2]. Para Panitz[3], é “uma filosofia de interacção e estilo de vida pessoal (…)” neste sentido há uma menor intervenção do educador e, por consequência, proporcionar mais responsabilidade à criança.

Como definição pode ser visto como sendo: “um ambiente social, cultural, intelectual e psicológico que promove e sustenta a aprendizagem enquanto processo social, baseado na partilha de recursos e construção solidária de saberes, formado por um conjunto de pessoas em interacção animadas de um comprometimento mútuo, de um sentimento de pertença e identidade[4]”.

Ela coloca os membros de uma comunidade de um modo que eles possam contribuir com seus conhecimentos. O processo de ensino aprendizagem não está somente envolvendo a ligação professor/aluno, mas sim todos aqueles que fazem parte do grupo de aprendizagem. Ou seja, os formandos aprendem com os seus pares e contribuem para a aprendizagem deles.

Recorre nomeadamente à aprendizagem via internet onde podemos ter a interação, a construção do conhecimento, a discussão e a reflexão, sempre com um fim comum que é a aprendizagem. Esse ambiente virtual coloca o aluno como centro do processo e quando é ensino a distância aborda os mesmos dois pontos chave, um está baseado na construção do conhecimento do indivíduo em aprender e o outro consiste em um processo de aprendizagem social onde todos trabalham em grupo. Tanto professores quanto estudantes interagem juntos simplesmente independente de lugar por intermédio do computador."

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentários

  • Maria João Spilker há 767 dias

    Olá, Elazir e Tod@s,

    Muito interessante ter ido buscar ajuda na Wikipédia.

    Acabou de ser publicado o Volume 10 da revista Educação, Formação e Tecnologias e, bem que a propósito, tem um artigo sobre a Wikipédia como Recurso Educacional Aberto (REA). Convido à leitura:

    http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/556/263

    A questão que gostaria de colocar: Utilizam a Wikipédia na vossa atuação profissional? Em caso positivo, como e quando? Em caso negativo, porque não?

    MJoão

  • Elazir Cristina Boechat Dias Esposti há 766 dias

    Boa tarde Maria João!

    Achei interessantíssimo o artigo sugerido, que trata sobre  Programa (REA). Creio que esta proposta será de grande valia, tanto para nós professores quanto para os alunos.

    Quanto a utilização da Wikipédia, eu utilizo sim e com frequência. Ela sempre me atende nas minhas muitas dúvidas quanto a significados de palavras ditas"difíceis", dando-me suporte a novos conhecimentos na Língua Portuguesa e as vezes vai além, pois oferece muitas informações necessárias à minha área de atuação, que é pedagógica.

    A propósito, vou salvar o link. Rs

    Obrigada

    Elazir Cristina