• Blogs
  • Emilia
  • LIVRO: Avaliação Holística, uma discussão para além do visível.(Marcio de Oliveira Monteiro / 2015)

LIVRO: Avaliação Holística, uma discussão para além do visível.(Marcio de Oliveira Monteiro / 2015)

 

Me lembrei, ao reler o livro, de minha publicação recente sobre "Monólogo de um Estudante Infeliz". O autor de Avaliação Holística cita uma passagem pessoal em relação a sua familia (p.38/39). Ele diz:

"Na minha família, somos 4 irmãos, cinco ao final, e cada um de nós possui habilidades e competências extremamente diferentes. Um exemplo bastante especial diz respeito ao meu irmão do meio que nunca aprendeu a cozinhar. Para ele era um sofrimento lavar uma louça, preparar qualquer tipo de alimento, ainda que fosse apenas um ovo frito.

Não conseguia! Se na vida ou na escola ele dependensse dessa nota estaria fadado á repetência, ao fracasso. Desenvolveu outras habilidades e competências. Atualmente é médico. ..."

"...ao avaliar o educando é preciso enxergá-lo humano para depois propor ensaios de avaliação pautados em diagnósticos sensíveis, capazes de retratar uma realidade sem descaracterizar a essência. portanto, avaliar o homem de maneira holística é avaliá-lo em sua essência,... a vida é um experimento, que deve ser conduzida de maneira plena, pautada na formação de valores, e não em títulos, até porque alguns de nós não os consiguirão, mas demonstrarão competências e habilidades para além do mecanismo simplório imposto pela certificação. (p.43)

Comentários

  • Marcio_de_Oliveira_Monteiro há 847 dias

    Minha amiga, desse modo não posso me furtar ao comentário!

    Vivemos um cenário avaliativo no qual o Ser Humano tem ficado em segundo plano. Enquanto professores, temos professado apenas, sem considerarmos a essência do Ser que encontra-se a nossa frente! Exupery afirmou em letras "garrafais" que nos tornamos sempre responsáveis por tudo aquilo ou aquele que cativamos. Desconsiderar esse fato na Educação é negar a própria educação.

    Talvez um dia aprendamos a avaliar [que não significa dar nota, ter pena, escolher pela cor dos olhos...] e de fato o olhar para além do visível seja a lupa divina a brilhar em nossos olhos e, assim, possamos ter a convicção de que somos seres religiosos providos de religiosidade.

    Obrigado pela lembrança!!