Artefacto 2 - Tema 3 - Promover a aprendizagem colaborativa com ferramentas digitais – Fase 2

1-      Conceitos/Noções

 ”Boff e Giraffa (2000) afirmam que: A aprendizagem colaborativa e cooperativa ocorre como resultado do compartilhamento do conhecimento entre múltiplos participantes. Para tanto, aparece a tecnologia computacional que apoia e organiza as situações, facilitando este processo. Um processo de aprendizagem nesses moldes, baseado na coletividade, difere-se dos tradicionais pelo fato de apresentar ausência de hierarquia formal, possuir um objetivo em comum, respeitar às diferenças individuais e possibilitar a liberdade de expressão na exposição de ideias e questionamentos."

 

Atividade - Ensinar e aprender em Educação Ambiental, usando ferramentas digitais.

Conceitos de Educação Ambiental

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." 
Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.

 

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a Educação Ambiental e a diversidade de ferramentas tecnológicas a nosso favor e por acreditar na criação de ambientes de aprendizagem colaborativa, esse trabalho apresenta propostas de aulas a serem desenvolvidas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como as formas de utilização das ferramentas sugeridas, desenvolvendo a interação entre professores - alunos, alunos - alunos, caracterizando aprendizagem colaborativa e cooperativa.

2- Objetivos de aprendizagem

- Desenvolver e estimular a criatividade e o espirito de cooperação;

- Estimular a leitura e a escrita;

- Desenvolver a oralidade e socialização;

- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente;

- Oferecer subsídios para compreensão de problemas que afetam a vida do homem, da comunidade, do país e do planeta;

- Estimular para que se perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado a natureza.

 

DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

- O professor será o mediador dessa aprendizagem, intervindo, incentivando, interagindo de forma a oferecer subsídios, além de confrontar os pontos de vista das discussões, originando a construção do trabalho.

- Na área ambiental, previamente, propor conversas e pesquisas com familiares, amigos da escola, e vizinhos, buscando informações, valores e procedimentos para serem debatidos na escola e estabelecer as relações entre dois universos, no comportamento dos valores expressos técnicas, manifestações artísticas e culturais.

- Interatividade das informações, através da busca dos meios virtuais acerca do meio ambiente, através de Site do Meio Ambiente e Trabalhos Acadêmicos. Essa atividade será em dupla e de posse das informações, discutir os resultados.

- Roda de conversa para analisar todas as informações das duplas, trazendo para formar a ideia conjunta.

- Desafiar a busca complementar do assunto, no sentido mais amplo, através da participação maior dos alunos, saindo da realidade para uma associação de outros alunos, podendo chegar a um grupo de seis.

- Retorno a ferramentas virtuais para agregar fotos, vídeos, áudios.

- Por fim, compor a roda de conversa com todos os alunos e discutir as informações obtidas sobre os assuntos levantados, compartilhando entre si, o que foi alcançado e construindo o documento final, que será disseminado em uma ferramenta em mídia virtual a ser definida.

 

 

3 - Ferramentas tecnológicas mobilizadas.

Smartphone, Tablet, Notebook, iPad, YouTube, Google

 

4 - Argumentos justificativos de que a atividade relatada implica  aprendizagem colaborativa.

1-      Despertamento para a importância do tema com a cooperação de cada indivíduo envolvido.

2-      Desafio de fortalecer o entendimento para preservação e sobrevivência da pessoa no meio em que vive.

3-      Relevância de absorver o conceito de cooperação entre os indivíduos frente ao equilíbrio necessário para manter o desenvolvimento sustentável.

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