Artefacto Digital

Ferramenta mediadora da aprendizagem cooperativa e colaborativa: Vídeo/filme

Aula Digital - Utilizando vários Recursos Digitais. 

Disciplina: Língua Portuguesa

Tema1: Narrativa

Tema2: Debate

Tema3: Biografia

Recurso Digital: Filme As Aventuras do Avião Vermelho

Mídias Digitais: DVD; Pendrive;Data Show

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental 1

Conceitos:

Noções de cenário, personagens, enredo, trilha sonora, contidos no filme.

Objetivos:

Proporcionar a interação da turma através de debate sobre as impressões e situações assistidas no filme;

Aprofundar o contato com a narrativa através dos elementos que a estruturam (personagens, cenários, enredo;

Introduzir o aluno no universo literário;

Motivar o aluno a fazer sua Bografia;

Relacionar o universo lúdico das brincadeiras com a própria criatividade.

Desenvolvimento:

1. Apresentação da proposta da aula: Apresentar o filme às crianças. 

 É interessante apresentar o filme para os alunos antes de exibi-lo. Falar que se trata de um longa-metragem de animação,explicar o que é longa metragem. Dizer o nome do filme: As aventuras do avião vermelho. Perguntar se eles tem alguma ideia do porquê desse nome. de uma só vez às crianças, mostrar a capa do DVD, se tiver em mãos, ou até mesmo procurar na internet, se tiver internet na escola. Tuda essa prévia é importante para que não haja possíveis interrupções durante a exibição do filme.

Pode-se aprofundar ainda mais dizendo que se trata de uma animação brasileira que cumpre a ideia original do termo "animação", que quer dizer "dar alma". Fazer animação significa dar vida a algo que não tem vida própria, que pode ser um objeto, um desenho. Esta animação é baseada em uma história infantil de Érico Veríssimo, importante escritor do séc. XX. A história original foi publicada em 1936, ou seja, 79 anos antes da realização da animação. 1936 também foi o ano de nascimento de Luís Fernando Veríssimo, seu segundo filho e também escritor.

3. Exibição do filme.

Tempo de duração: 90 minutos. O filme é grande, porém muito animado, com muita música e brincadeiras, eles vão conseguir ver até o final sem problemas.

4. Narrativa.

Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo narre um trecho da história do filme, por exemplo, começo, meio e fim.

4. Debate:

Com esses mesmos grupos já formados, proponha um debate gostoso sobre as principais aventuras do personagem da história do filme. Assuntos não irão faltar, pode ter certeza!

5. Biografia:

Saliente os indagando se prestaram atenção na biografia de Érico Veríssimo, incluindo sua obra?

Explique o que é uma biografia, dê exemplos e depois proponha que cada um faça sua biografia e apresente a para a turma.

Avaliação:

A avaliação será por observação do grau de interesse, interação, comportamento, participação e assimilação. E poderá ser feita durante todos os passos das atividades desenvolvidas.

Recreação:

No final da aula, poderá ser feito uma brincadeira com Palavra Cantada, com a música Ora Bolas, uma das canções da trilha sonora do filme. Eles vão amar!!!

A atividade relatada implica aprendizagem cooperativa e colaborativa, pois é toda participativa, leva os alunos a uma verdadeira interação. Antes da aula começar houve um diálogo bem legal sobre as expectativas do filme a ser assistido, e depois, houveram debates, trabalho em grupo e apresentações bem intarativas, onde todos os alunos cooperaram e colaboraram uns com os outros e também com o professor, num clima de descontração e total integração.

Obs: O link da música, assim também como do filme e da biografia de Érico Veríssimo, irei postar abaixo, na Bibliografia.

Boa Aula!!!

Bibliografia:

Link do filme As Aventuras do Avião Vermelho: https://www.youtube.com/watch?v=l4UaoSgbZ5E

Link da Biografia de Erico veríssimo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Érico_Veríssimo

Link da música Ora Bolas: https://www.youtube.com/watch?v=AewiIY5jHy0

 

 



Comentários