[Revista] EaD e Saúde

Foi recentemente publicado mais um volume da revista Em Rede. Tema é, desta vez, o Ensino a Distância e a Saúde, no Brasil. Muito interessante ver o que está a acontecer e a ser investigado neste campo (a integração de EaD e Saúde, durante muitos anos, foi avaliada como sendo incompatível).

Deixo o link: http://aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/issue/view/7/showToc.

 

 

Comentários

  • Emilia há 505 dias

    São muitos artigos interessantes para se ler. Mas o mais interessante é que através do link que me enviou descobrir que a UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS (Sistema Unico de Saude) está oferecendo diversos cursos a distancia gratuitos para os profissionais da área de saúde. https://www.unasus.gov.br/noticias.

    Nunca saberia disto se não fosse você Maria João. Tenho amigos e meu próprio genro são da área de saude. Ja compartilhei com eles. Meu genro me perguntou como eu fico sabendo destas coisas que ninguém sabe. Minha respossta foi : - Veio de "além-mar".

    Obrigada de coração

    Emilia #ecoimoocbrt3

     

     

  • Maria João Spilker há 505 dias

    Emília,

    Sou um pouco suspeita. Colaborei há alguns anos com um núcleo da Fiocruz que pretendia, entre outras coisas, explorar novas tecnologias de informação na instituição e na área de saúde. Aprendizagem em rede, utilização da tecnologia para aprendizagem, ensino, partilha, eram os temas fortes.

    Entretanto, observei o nascimento da CoP (Comunidade of Practice, Comunidade de Prática) que pretende ser um espaço de partilha e construção de conhecimentos para profissionais da Atenção Básica: https://novo.atencaobasica.org.br/ Veja que o projeto foi realizado com algumas caraterísticas semelhantes ao nosso elgg (eles realizaram com um outro software). Conseguímos estabelecer um paralelismo? Sim. Também o nosso elgg pode ser uma pequena/grande comunidade de prática. E, observe também que o site sobre CoP Atenção Básica está sob a licença Creative Commons, tema que tratámos no nosso curso. :-) 

    Continuando com o exemplo da comunidade em saúde, viu que eles também estão ligados à AVASUS da UFRN? Aqui o link: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/cursos.php Observe que os cursos são oferecidos no Moodle. ;-)

    Resumindo: Estamos todos a aprender com as iniciativas e projetos dos outros colegas. É muito bom isso. E não importa se tem a ver com a área da formação em medicina ou formação de profissionais na área da educação, sempre se consegue reutilizar, adaptar, melhorar, personalizar. Todos os exemplos (Artefactos e outros) que foram sendo criados e disponibilizados nas diferentes edições do curso, estão agora á disposição de todos. 

    Alonguei-me, novamente. ;-) 

    []s MJoão

     

  • Emilia há 504 dias

    Acho que entendi,  entrei nos links e entendi o q quis dizer. 

    Grata pela orientação

    LaughingLaughingKiss