O papel da tecnologia na Educação

A utilização da Internet  no âmbito da informação. Os professores do século XXI serão cada vez menos meros transmissores de informação ou dispensadores de conhecimento.

As mudanças decorrem do aumento do volume de informações acessíveis. Construir e desenvolver competências para selecionar e organizar a informação significativa, aprender novas formas de codificar a informação, aprender a ler e a escrever a informação estruturada para sistemas hipertexto e hipermedia. O utilizador requer também maior interatividade.

O olhar compreensivo e integrado que este modelo possibilita sobre os computadores e ações realizadas pelos utilizadores, apoia na identificação de estratégias e técnicas a interagir na preparação de atividades de educação para a pesquisa.

Na era da Internet, as pessoas utilizam os recursos com diferentes propósitos. É importante avaliar os recursos retirados da Internet antes de utilizá-los .

É necessário para todo usuário checar e avaliar as informações da Internet antes de utilizá-la para qualquer propósito. Muita informação é disponibilizada na Internet, mas não há maneira uniforme pela qual a confiabilidade e autenticidade dos recursos da Internet possam ser avaliadas.

Há a necessidade de um bom software de navegação, é necessário desenvolver competências, habilidades e procedimentos para selecionar e apresentar a informação na Internet.

O crescente papel da tecnologia para a inclusão social e digital da população torna fundamental a discussão das competências necessárias para que o professor possa formar cidadãos que participem ativamente da sociedade da informação. Além de uma grande torrente de informações da Web: 0 permite a modificaçao e criação de conteúdos, produção e compartilhamento de informações, serviços e bens em rede, exigindo uma fluência digital de seus usuários. Trata-se  de uma competência que consiste e muito mais em que ter conhecimentos básicos de computadores e Internet.