O uso das TIC e as alterações no espaço educativo

http://www.exedrajournal.com/docs/N6/09-Edu.pdf

Resumo
O constante avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), conduz
a um novo paradigma do processo ensino/aprendizagem, modificando os papéis dos
players e alterando o conceito de sala de aula.
Questiona-se o papel da escola e dos professores bem como a necessidade de
modificar o papel interventivo dos alunos, pois hoje ensinar não é a mera transmissão
de conhecimentos.
Para sobreviver na sociedade, potenciando a integração no mercado de trabalho do
século XXI, o indivíduo precisa de desenvolver uma série de novas capacidades como
a autogestão de problemas, a adaptabilidade e flexibilidade diante de novas tarefas, a
responsabilização, assim como a auto-aprendizagem, com recorrente predisposição para
trabalhar em grupo de modo cooperativo e pouco hierarquizado. (Belloni, 1999)
Nesse contexto em que as possibilidades de derrubar as barreiras do espaço e do
tempo educativo são maiores, a educação de características informais, com recurso
às novas tecnologias e ao espaço virtual conduz à necessidade de pesquisa e reflexão,
desenvolvendo as capacidades acima referenciadas,