• Favoritos
  • Simões
  • ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA SKYPE

ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA SKYPE

  • Público
Por Simões há 1824 dias
http://www.academia.edu/4521596/ENSINO_APRENDIZAGEM_DE_L%C3%8DNGUA_INGLESA_COM_O_AUX%C3%8DLIO_DA_FERRAMENTA_SKYPE

Ao sugerir este texto pretende-se fomentar alguma discussão sobre a utilização do Skype como ferramenta de ensino e aprendizagem. Que vantagens? Que desvantagens? Em que casos é útil a sua utilização? Existem casos em que é desaconselhada a sua utilização?

O trabalho «ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA SKYPE» de DIOGENES DA SILVA SANTOS (2012) refere-se a uma Monografia apresentada à Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XIV, como «requisito final à conclusão do Curso de Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas».

 

RESUMO

 

«O presente trabalho tem como objetivo apontar como a utilização das TIC (tecnologias da informação e comunicação) pode auxiliar os estudantes de LI a alcançarem um grau maior de proficiência, utilizando-se desses recursos de maneira autônoma. Ademais, foi analisado de maneira mais detalhada, quais foram os benefícios obtidos por estudantes graduandos e graduados do Curso de Letra/Inglês da UNEB – Departamento de Educação – Campus XIV, que faziam utilização regular do softwares kype, bem como as questões relativas a aprendizagem de LI no contexto universitário e fora dele com o auxílio desse software. A escolha do tema que norteia a pesquisa desse trabalho, se da por sua importância no âmbito acadêmico, pois aponta como o estudante de LI pode utilizar o skype para aumentar a proficiência de suas habilidades lingüísticas em LI, podendo utilizá-lo em conjunto com outros recursos também abordados aqui, para assim poder aperfeiçoar as quatro habilidades presentes noinglês: speaking, listening, writing e reading. A metodologia desse trabalho foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo, e a análise dos dados coletados apontou as dificuldades encontradas pelos estudantes ao iniciar um contato direto com falantes nativos, ou avançados de LI, pois na maioria das vezes os estudantes se deparavam com uma variante gramatical que foge da norma padrão aprendida no contexto universitário, mas que é utilizada apenas em certos contextos por esses interlocutores. Com a conclusão do trabalho, ficou constatado que a utilização do software skype fez que os usuários adquirissem uma proficiência maior, principalmente nas habilidades de speaking e listening, e se sentissem mais seguros para utilização de LI, não apenas em seu contexto formal, mas reconhecendo suas variantes e podendo alterná-las quando necessário.

 

Palavras-chave: Tecnologias. Skype. Inglês. Autonomia.» (versão original)

 

 ABSTRACT

 

«This paper aims to show how the use of ICTs (information and communication technologies) can help students achieve a higher degree of proficiency in EL, using these resources autonomously. Furthermore, we analyzed in a detailed way, what were the benefits obtained by undergraduate and graduates students, majoring in English at UNEB - Campus XIV, who made regular use of the Skype software, as well as the issues related to learning EL in the university context and out of it, with the help of this software. The theme choice that aims this paper was made because of its importance in the academic field, because it points out how the EL students can use skype to increase the proficiency on the language skills and how they can use it in with other resources also covered here, so they can improve the four skills present in English: speaking, listening, reading and writing. The methodology of this study was developed through afield survey and data analysis that pointed out the difficulties faced by the students when starting a direct contact with native speakers or advanced EL students, mainly because students were faced with a variation of the grammar that differentiate from the standard pattern learned in the university context, but which is only used in certain contexts by these interlocutors. Towards the end of this paper, it was verified that the use of the software Skype made its users to acquire a higher proficiency, especially in speaking and listening skills, and made them feel more confident using EL, not only in its formal context, but recognizing its variants and being able to alternate among them when necessary.

 

Keywords: Technology. Skype. English. Autonomy»

De acordo com Santos (2012) «… o skype não é um software “mágico” que deixará os aprendizes de LI fluentes simplesmente pelo seu uso, mas sim entender o contexto no qual essa aprendizagem acontece … o professor tem um papel importante no auxílio do aprendiz em seu objetivo, ajudar o aprendiz a entender esse papel, faz com que ele se torne autônomo, e ao mesmo tempo menos “necessitado” do professor.»