Sketchup Make

http://www.sketchup.com/

um recurso muito potente a vários níveis. o sketchup make é uma aplicação de modelação 3D de nível profissional. O que a distingue de outras no mercado, como o blender, 3ds, maya, etc, é o seu intuitivo interface e processos de trabalho. é muito fácil, até para os menos experientes, começar a criar em 3d. o seu potencial pedagógico é enorme. o mais óbvio é na aprendizagem da modelação em 3D. trabalhar em 3d requer um imenso estímulo à percepção visuoespacial, recorre à matemática, geometria e artes visuais. ao trabalhar no sketchup temos de ter em atenção coordenadas cartesianas, forma, percepção espacial, operações geométricas e dimensões físicas. para mim o melhor deste programa é a forma fácilo com que permite que crianças dos mais variados níveis etários (e até adultos...) possam aprender muito facilmente a trabalhar em 3d e começar a dar corpo ao seu imaginário trabalhando com uma tecnologia avançada de nível profissional. aí as possibilidades explodem. uma abordagem que gosto muito é ao património, recorrendo a história e educação visual para escolher património arquitectónico, afinar a comunicação digital e técnicas de pesquisa para ficar a conhecer bem qual a forma a recriar, estimular pensamento computacional na resolução de problemas decompondo e esquematizando abordagens, desenvolver competências criativas nas tic recriando em 3d o património arquitectónico escolhido. 

se acharem que é impossível que crianças do ensino básico aprendam a usar apps 3d, passem pela minha página TIC em 3D, porque... ver para crer. 

Comentários

  • Simões há 1644 dias

    Interessante!

  • Ribães há 1644 dias

    Ao bom jeito de Hérge, eu diria mais: Muito Interessante!. Artur, para quando preve passar para os 4D? Obrigado.

  • Artur Coelho há 1643 dias

    4D? não estou a perceber ao que se refere. estereoscopia (o 3D dos cinemas com oculinhos)? mixed reality? faço umas brincadeiras mas ainda não encontrei forma fácil de fazer isso para os alunos. mobile? para android há duas apps de modelação 3d boas e gratuitas e uma de captura/reality scanning, a malta dos iCoisos tem os brinquedos mais giros. 3D printing? ando à caça de dinheiro para trazer uma prusa i3 para a escola. 4K (e não D)? os preços dessas câmaras são para lá da órbita do sistema solar (e prefiro tirar partido do telemóvel dos alunos).

  • Ribães há 1642 dias

    Bom dia! Artur

    Estava mais a pensar que entrasse no mundo da fisica quântica, das algoritmias associadas, das velocidades e dos tempos e das escalas grandes para poder ver já hoje (2014) os 4D e assim poder de igual modo trabalhar com os seus alunos e a sua(s) escola(s) de uma forma mais proficiente, mais produtiva, mais profunda, mais misteriosa e interessante, ie, muito para além das 3D descritas. Independentemente de tudo, julgo que o seu trabalho é muito interessante!

    Grande Abraço. Fique bem!

  • Artur Coelho há 1642 dias

    para isso tens o modellus: http://modellus.fct.unl.pt/ 

  • Ribães há 1642 dias

    Bom dia! Artur

    Pronto, então já sabe qual é um dos caminhos a seguir para melhorar ainda mais todo o trabalho que vem desenvolvendo e que agora nos deu a cortesia de conhecermos. Abraço.