NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/16108/8715

" Resumo: A prática docente com o uso de tecnologias digitais se constitui em grande desafio aos professores nos tempos atuais. A ação pedagógica que contempla os recursos digitais exige competências diferentes das tradicionais frente a uma nova cultura de aprendizagem que se instaura com a integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem. A análise de bibliografia especializada aponta para a necessidade de (re) orientação do papel e do trabalho do professor diante da cultura digital. Neste sentido, este trabalho objetiva apresentar uma contribuição para a superação de práticas fundamentadas nas concepções instrumentalistas e deterministas, apresentando uma definição para o termo tecnologia digital interativa e apontando, a partir de revisão bibliográfica, as competências docentes necessárias para o desafio da incorporação crítica e consciente das tecnologias digitais interativas na educação. Por fim, a criação de um esquema teórico busca sintetizar as competências identificadas na literatura para o trabalho pedagógico com o uso de tecnologias digitais.

Palavras-Chave: Competência docente; Tecnologia digital interativa; Formação docente; Aprendizagem"

 

Um texto de referência!