LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17

"RESUMO: Este artigo aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a forma- ção de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Apresentadas algumas definições de letramento digital, reflete-se sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, analisa-se como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos. Ao final, situa-se o professor na era da internet, em seu lugar insubstituível de mediador e problematizador do conhecimento, que adota uma posição aberta e ao mesmo tempo crítica diante do que essa tecnologia digital oferece. Palavras-chave: Letramento Digital; Escola; Formação de Professores."

Fundamental esta discussão!

A formação de professores e o devido acompanhamento pedagógico é fundamental para uma integração de tecnologias de sucesso na sala de aula.