O USO DO COMPUTADOR PROUCA EM SEIS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL

http://hdl.handle.net/10482/15432

Olá Pessoal,

Posto aqui a Pesquisa acerca do O USO DO COMPUTADOR PROUCA EM SEIS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL, vale acessar i linK!!!

Com vistas à promoção da inclusão digital de alunos e à utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas públicas, iniciou-se, em setembro de 2007, a implantação do Programa Um Computador por Aluno no Brasil (PROUCA), com a distribuição de laptops aos alunos e a oferta de curso de formação continuada para os professores e gestores se apropriarem da teoria, da técnica e da prática do computador PROUCA. Diante da magnitude dessa política educacional, a pesquisa investigou o uso do computador PROUCA em seis escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, considerando o curso de formação da escola aplicado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB). Como objetivos específicos, buscou-se identificar o uso, analisar o que pensam os gestores e professores e sugerir estratégias para potencializar o uso do computador PROUCA nas escolas da SEDF. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas, relatório de observação e questionário. Após tratamento e análise dos dados coletados, concluiu-se que nas seis escolas da SEDF participantes do PROUCA DF, hoje, há o distanciamento do planejado para a execução do programa, nos seguintes aspectos: infraestrutura inadequada para suportar o computador PROUCA, baixa inclusão digital, dificuldade de acesso à Internet, descontinuidade do curso de formaçã o, dificuldade de manuseio e aplicação de estratégias cooperativas e colaborativas entre professores e alunos. Diante dos resultados, sugere-se a revisão do modelo de implantação das tecnologias digitais (distribuição e formação), para que se possa alcançar a efetividade desejável quanto ao uso de computadores que se utilizam de software livre e ferramentas colaborativas com acesso à Internet. Dessa forma, poderão favorecer a convergência midiática em projetos e programas governamentais voltados à inserção das TIC em escolas públicas por meio da interação, cooperação e colaboração entre professores, alunos e comunidade.

 Sempre em frente!!! WelintonWink