Competências digitais do cidadão do século XXI

http://joaodemeira.wikispaces.com/file/view/compt+digitais+cidad%C3%A3o+s%C3%A9c+XXI.pdf

A formação do cidadão século XXI está sem dúvida associada a redes sociais, profissionais e culturais que promovam a aprendizagem, e à utilização em massa das novas tecnologias. Não se pode limitar o indivíduo à simples convivência com as TIC. É necessário aprender a interagir de forma construtiva e educativa: é umas das funções da escola definidas pela sociedade. A transversalidade das TIC no processo de aprendizagem, quer na formação inicial ou contínua do indivíduo, é inevitável para seu o sucesso ao longo da vida, quer em termos profissionais quer em termos sociais.

Comentários

  • GildaAquino há 1558 dias

    Desta evolução digital, uma evolução natural, vão surgindo os cidadãos digitalmente capazes de interagir, comunicar, evoluir, aprender com as ferramentas TIC ao dispor e em constante evolução. Fazer das TIC um elemento capaz de gerar mais e mais conhecimento válido para a sociedade do conhecimento.

  • GildaAquino há 1558 dias

    Comissão das Comunidades Europeias em 2005 (Costa & al., 2008:57): “A competência digital envolve a utilização segura e crítica das tecnologias da sociedade da informação (TSI) para trabalho, tempos livres e comunicação. É sustentada pelas competências em TIC: o uso do computador para recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação e para comunicar e participar em redes de cooperação via Internet.”