• Favoritos
  • Pedro Sá
  • José Pacheco: “Aulas no século XXI são um escândalo. Com aulas ninguém aprende”

José Pacheco: “Aulas no século XXI são um escândalo. Com aulas ninguém aprende”

http://observador.pt/especiais/jose-pacheco-aulas-no-seculo-xxi-sao-um-escandalo-aulas-ninguem-aprende/

Uma escola sem divisão por ciclos de ensino, sem turmas, sem aulas, nem testes. Uma escola onde os alunos aprendem e onde são felizes. É esta a escola que o professor José Pacheco defende.

Comentários

  • Susana Pinheiro há 1339 dias

    A Ponte! Faz-se a "ponte" na minha terra... um modelo muitíssimo interessante, provavelmente o futuro! Com muito adeptos e imensos críticos, muito sinceramente ainda não tenho uma opinião formada, apesar de ter muitos amigos com filhos lá, uns adoram, outros nem tanto... um ensino visado no respeito pelo ritmo do aluno e no desenvolvimento da sua autonomia, premissas muito importantes! A Ponte já deu frutos e demonstrou dar resultados, mas para funcionar é preciso uma atitude docente completamente diferente, é preciso esquecer o que nos foi ensinado e começar de novo.

  • Pedro Sá há 1339 dias

    Os paradigmas emergem e instalam-se por ruptura com os do passado. Haja coragem!

  • Susana Pinheiro há 1339 dias

    Sem dúvida! Aceitar cair o velho em prol de um novo com mais significado.

  • mairaber há 1335 dias

    Olá colegas! Estou propondo em uma das disciplinas que minsitro para os cursos de licenciatura uma atividade de busca de notícias/reportagens/entrevistas com boas práticas na educação. Trouxemos à disucssão de escolas que não usam mais a divisão de ciclos/disciplinas e o principal questionamento era se os alunos, como futuros professores, se sentiam preparados para essa realidade.... a resposta foi o silêncio.. Surgiu assim a necessidade de buscar um estudo mais aprofundado dessas práticas...