• Favoritos
  • Pedro Sá
  • As competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online: o caso da rede VoiceS - The Voice of the European Teachers

As competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online: o caso da rede VoiceS - The Voice of the European Teachers

  • Público
Por Pedro Sá há 1154 dias
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/35250/1/Elaine%20Cristina%20de%20Andrade%20Barbosa.pdf

The VOICE of the European TeacherS (VOICES) é uma rede que conecta estudantes universitários, professores de escolas primárias e secundárias, formadores de professores, investigadores de universidades e outros profissionais ligados à Educação de dez países europeus com o objetivo de implementar as competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida e de desenvolver o conceito de Professor Europeu. Implementada em 2013, a rede envolve seus participantes em atividades de investigação, formação, partilha e construção colaborativa de conhecimento pedagógico. Embora sua estrutura comunicacional compreenda contextos de encontros presenciais, a plataforma online é o espaço onde a interação dos professores ocorre com maior representatividade e requer a utilização de diversas ferramentas tecnológicas por seus participantes. Este estudo teve como objetivo identificar as competências digitais dos professores dessa Rede, bem como aspectos da sua interação online e suas necessidades formativas em TIC, de forma a colaborar com a organização de espaços em que essas competências possam ser desenvolvidas, firmando a Rede VoiceS como comunidade de prática e desenvolvimento profissional de professores em contexto europeu.

 

Elaine Cristina de Andrade Barbosa

 

Dissertação de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação

Especialização em Tecnologia Educativa