TED / TEDx / TED-Ed

https://www.ted.com/about/programs-initiatives/tedx-program

TED (Technology, Entertainment, Design /Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma série de conferências realizadas pela Sapling, destinadas à disseminação de idéias – segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas". 

O TED começou como uma conferência na Califórnia, e, desde então, tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas.

Em uma conferência TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a dar a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos ou menos. Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Roger Ebert, Sheryl Sandberg, Bill Gates, Elizabeth Gilbert, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Brian Greene, Isabel Allende e o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

Anualmente, o TED realiza três grandes eventos: a Conferência TED que ocorre a cada primavera em Vancouver,  e a Conferência TEDGlobal, que acontece a cada verão em Edimburgo, Escócia.

O TED também conta com um site (TED.com), no qual novas TEDTalks são postadas diariamente, o novo TED Conversations, que possibilita discussões amplas entre fãs do TED, e o Open Translation Project, que oferece legendas e transcrições interativas,  permitindo que qualquer TEDTalk seja traduzida por voluntários do mundo inteiro. As TED Talks já foram traduzidas em mais de 90 idiomas. Além disso, através das iniciativas de mídia do TED, as TED Talks também são compartilhadas na TV, no rádio, no Netflix e em muitos sites.

 TED-Ed, por sua vez, cria vídeoaulas curtas, que, reunindo professores e animadores, podem ser usadas e auxiliar em sala de aula para ajudar a estimular  a aprendizagem independente.

http://ed.ted.com/

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FfJ5XG5i2aw

Os vídeos do TED já eram usados por muitos educadores como fonte de referência e inspiração para suas aulas. A novidade da plataforma está na possibilidade de um professor fazer intervenções no vídeo, incluindo questões de múltipla escolha ou dissertativas, adicionar links para conteúdos extras e atividades relacionadas.

A parte mais inovadora do projeto é a possibilidade de utilização da ferramenta de customização das aulas para qualquer vídeo disponível no YouTube. Isso significa que qualquer pessoa pode criar uma vídeo-aula, editá-la, acrescentar informações e encaminhá-la aos alunos ou publicá-la abertamente. A organização do TED-Ed poderia ter restringido a plataforma para os vídeos que levam a sua marca, mas, ao contrário, propôs expandir o acesso da ferramenta para o mundo.

As aulas ainda podem ser disponibilizadas aos alunos por meio das páginas individuais de cada professor na plataforma ou compartilhadas com o público em geral nas redes sociais. Os resultados das aulas, o número de pessoas que assistiu, o número de erros e acertos das questões também podem ser acompanhados.


Comentários

  • Silvia_Vieira há 1240 dias

    Olá Amanda. 

    Já conhecida este site. Gosto de utlizar nas minhas aulas os ted talk de Hans Rosling, para motivar os alunos para as diferentes temáticas. 

    Desconhecia a possibilidade de um professor fazer intervenções no vídeo, incluindo questões de múltipla escolha ou dissertativas, adicionar links para conteúdos extras e atividades relacionadas.

    Parece interessante. Vou explorar. 

    Abraço. 

  • Amanda L há 1239 dias

    Pois é Silvia, nesta de pensar o artefacto eu acabei usando o Ted-ed, como uma experiencia muito bacana e divertida... ao pensar a atividade assisti muitas videoaulas, quiz, digdeeper e discuss.. e curti muito esta estratégia...! foi uma experencia ludica pra mim.... Tanto que acabei usando-a como parte do meu cenario de aprendizagem/artefacto!

    Gosto das palestras TED, acho que as ideias partilhadas sao fenomenais!

    Realmente "Ideas worth spreading" e "lessons worth sharing" :)

    abraços! obrigada por passar por aqui !

    Amanda

    #ecoimooc4t2