• Ficheiros
  • Hélder Pereira
  • TPACK: EM BUSCA DE UM REFERENCIAL TEÓRICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA EDUCATIVA

TPACK: EM BUSCA DE UM REFERENCIAL TEÓRICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA EDUCATIVA

Comentários

  • Paulo teixeira de sousa há 1678 dias

    Gostei, e destaco;

    "...

    De facto, se, por um lado, tal como comenta Coutinho (2008) a sociedade reclama por uma
    adequação da escola à evolução tecnológica, por outro, a investigação mostra que não há
    mudanças na escola sem professores e não há mudanças nestes últimos sem uma forte
    aposta num modelo de formação e desenvolvimento profissional que entenda os professores
    como colaboradores da tão desejada mudança do sistema educativo..."

    Se não formos entendidos neste processo a escola não vai mudar...

     

  • Claudia Machado há 1677 dias

    Olá Paulo,

    O modelo TPACK possibilita ao professor fundamentar as suas decisões ao planear atividades com a integração das tecnologias. 

    Na formação e desenvolvimento profissional este modelo ou referencial funciona de certa maneira como uma espécie de “lente conceptual” através da qual se pode perspectivar a tecnologia educativa pela forma como chama a atenção para aspectos específicos dos fenómenos, salientando aqueles que são os aspectos a valorizar e os que devem ser ignorados na formação e desenvolvimento. (Coutinho, 2011, p. s/p)