1. Contextualização
Unidade didáctica - F – PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII F 1. O Império Português e a concorrência internacional |
Objectivo principal da aula – Conhecer a União Ibérica (Motivar os alunos na identificação dos factores que levaram à aproximação de Portugal e Espanha; Explicar o surgimento de uma crise de sucessão; Identificar os candidatos ao trono português e os seus apoiantes; Indicar as promessas feitas por Filipe II aos portugueses nas Cortes de Tomar). |
2. Sumário |
A União Ibérica e o apogeu do Império Espanhol. Actividades de consolidação dos conhecimentos. |
3. Conteúdos programáticos |
A União Ibérica: - Os antecedentes; - A crise de sucessão; - As Cortes de Tomar. |
4. Competências focalizadas |
- Utilizar a língua portuguesa no respeito das regras do seu funcionamento; - Seleccionar, organizar e interpretar informação de forma crítica em função das questões a resolver; - Interpretar documentos/fontes históricas com mensagens diversas; - Seleccionar informação de acordo com o objectivo proposto; - Elaborar pequenas sínteses explicativas e construir esquemas/quadros; - Identificar e caracterizar fases principais da evolução histórica e grandes momentos de ruptura; - Localizar no tempo eventos e processos; - Interpretar o papel dos indivíduos e dos grupos na dinâmica social; - Relacionar a história nacional com a história europeia e mundial, abordando a especificidade do caso português; - Aplicar os princípios básicos da metodologia específica da História; - Expor oralmente de forma clara as ideias, aplicando o vocabulário específico da História. |
5. Desenvolvimento da aula |
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Recursos |
Estratégias |
Apresentação PowerPoint Vídeo sobre a Batalha de Alcácer Quibir Animação da Árvore Genealógica de D. Manuel e da crise de sucessão dinástica em 1580 Ficha de Visionamento da animação da crise dinástica de 1580
Documento histórico (sobre as promessas de D. Filipe) Esquema síntese |
Exploração da apresentação PowerPoint, visualização de um vídeo sobre a Batalha de Alcácer Quibir e observação da animação sobre a árvore genealógica de D. Manuel I, para que os alunos identifiquem os factores que levaram à União Ibérica, explicando todo o processo da crise da sucessão desde a morte de D. Sebastião até à subida ao trono de Filipe II, resolvendo a actividade da Ficha de Visionamento e registando no Caderno Diário os elementos mais importantes. Leitura e análise do documento para que os alunos indiquem as promessas feitas por Filipe II, realizando um esquema, registado no Caderno Diário, e percebam a sua importância para a aceitação do monarca em Portugal. |
6. Avaliação formal/informal das aprendizagens |
Observação directa e contínua. Empenho nas tarefas realizadas. Qualidade das intervenções e do produto apresentado. Produção de um comentário escrito a uma expressão, para avaliar as aprendizagens (ver diapositivo16). |
Bibliografia
. Portugal no Mundo, Luis de Albuquerque, vol. 3, Publicações Alfa;
.História de Portugal, A. H. de Oliveira Marques, vol. 2, Palas Editores.
.Coleção de Leis e Subsídios para o Estudo do Direito Constitucional Português, Praça Lopes
Utilização do Vídeo
Fonte: http:/
1. Identificação do vídeo:
- Vídeo de cerca de 3 minutos sobre a Batalha de Alcácer Quibir;
- O vídeo é acompanhado por alguma explicação escrita e uma banda sonora de fundo (Honor Him - Gladiador do músico Hanz Zimmer)
2. Tema do vídeo:
- Batalha de Alcácer-Quibir
3. Público – alvo:
- Alunos do 8º ano de escolaridade – a animação foi utilizada não só como motivação para o estudo dos conteúdos da aula, mas também como fonte de conteúdos para a construção de um esquema-síntese.
4. Modo de utilização do vídeo:
1 – No início do conteúdo respectivo ao tema do vídeo, mas precedida por:
- um suporte cronológico e geográfico;
- situação problema.
2 – Visualização do vídeo.
3 – Após a visualização do vídeo – diálogo ao nível das impressões e dos conteúdos, respondendo a questões orientadoras e construindo um esquema-síntese, registado no Caderno diário.
5. Funções do vídeo:
Primeiramente motivador, mas também informativo.
6. Justificação da utilização do vídeo:
Para além das razões didáctico-pedagógicas que se prendem com a conveniência em variar recursos e actividades, bem como com as potencialidades da linguagem audiovisual, este vídeo vale pela sua força motivadora e informativa. Pretende-se que o aluno treine a sua capacidade de observação de forma a desenvolver as competências relacionadas com a pesquisa, organização e interpretação da informação e ainda com a comunicação dessa informação através de diferentes linguagens (oral e escrita).
Utilização da Animação
Fonte: http:/
1. Identificação da animação:
- Animação de cerca de 1 minuto sobre a crise de sucessão dinástica em 1580;
- Animação sobre a árvore genealógica de D. Manuel I. É acompanhado por uma explicação sonora.
2. Tema da animação:
- A União Ibérica: os interesses dos grupos sociais
3. Público – alvo:
- Alunos do 8º ano de escolaridade – a animação foi utilizada não só como motivação para o estudo dos conteúdos da aula, mas também como fonte de conteúdos para a realização de uma ficha de visionamento.
4. Modo de utilização da animação:
1 – No início do conteúdo respectivo ao tema da animação, mas precedida por:
- um suporte cronológico e geográfico;
- situação problema.
2 – Visualização da animação, acompanhada pelo preenchimento de uma ficha de visionamento em que os alunos devem registar as expressões e personalidades mais marcantes, escolhendo, no final, um vencedor à disputa do trono português.
3 – Após a visualização do vídeo – diálogo ao nível das impressões e dos conteúdos, corrigindo a ficha de visionamento.
5. Funções da animação:
Primeiramente motivadora, mas também informativa.
6. Justificação da utilização da animação:
Para além das razões didáctico-pedagógicas que se prendem com a conveniência em variar recursos e actividades, bem como com as potencialidades da linguagem audiovisual, esta animação vale pela sua força motivadora e informativa. Pretende-se que o aluno treine a sua capacidade de observação de forma a desenvolver as competências relacionadas com a pesquisa, organização e interpretação da informação e ainda com a comunicação dessa informação através de diferentes linguagens (oral e escrita).
Ficha de visionamento da animação da crise de sucessão dinástica em 1580
Actividade: Na disputa pelo trono português apareceram três candidatos. Quem foi o vencedor? Descobre a resposta na animação.