• Ficheiros
  • Paulo teixeira de sousa
  • AMBIENTES COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM NO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFRJ

AMBIENTES COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM NO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFRJ

O desenvolvimento do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem da disciplina de Ensino a Distância, foi realizado em quatro fases distintas: 1. Planejamento (nesta fase foram escolhidas as ferramentas a serem utilizadas pelo grupo e definidos os personagens - grupos de participantes e suas respectivas autorizações de acesso); 2. Implantação e Cadastro (fase relativa à criação do ambiente propriamente dito, com a seleção das funções no sistema, criação dos personagens e atribuição das autorizações aos participantes; inscrição dos participantes e registro de seus dados); 3. Alimentação Preliminar (disponibilização dos documentos iniciais de referência para utilização pelo grupo; alimentação das ferramentas de informação - agenda, mural, quadro de avisos, etc);