AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CENÁRIOS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS

Este trabalho permeia as mudanças no ensino relacionadas à inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de aprendizagem, contribuindo de forma significativa para a inclusão do educador e do educando no meio social em que vive, permitindo que sejam capazes de acompanhar os progressos tecnológicos, pois, quando usadas como ferramentas de aprendizagem, as TIC contextualizam os agentes sociais. Sendo assim, para inserirmos o uso das TIC em sala de aula precisamos reestruturar a formação de professores, a fim de torná-los autônomos sobre os recursos utilizados bem como proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da plena cidadania. Para tanto, a proposta consiste em estimular a utilização de TIC como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências em escola da região metropolitana de Porto Alegre, integrando educadores e educandos no processo de ensino-aprendizagem, visando à inserção e a construção de conhecimentos destes atores educacionais no ciberespaço.