Ferramentas digitais

Ferramentas digitais

Ferramentas digitais

As ferramentas digitais auxiliam no processo de ensino – aprendizagem, pois, ampliam as possibilidades do professor dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento do aluno de modo mais dinâmico e interativo. Essas estratégias metodológicas são alternativas eficazes para o melhor desenvolvimento do educando se utilizado para fins realmente didáticos. É necessário que o profissional de educação seja qualificado, possuindo no mínimo o básico de conhecimento tecnológico possível para melhor manuseio das ferramentas e para que dessa forma, ele possa aperfeiçoar sua pratica pedagógica.

Comentários

  • Emilia há 557 dias

    Concordo cm você Joana, mas nem todo profissional quer ser qualificado. Talvez por medo de não aprender ou se sentir incapaz de gerar mudanças em seu ambito profissional. Acho que para qualquer profissional  ser qualificado, em primeiríssimo lugar, ele tem tem que querer e sentir que é necessário.

     

  • Alexandra_Braga há 556 dias

    As ferramentas digitais podem motivar fazendo com que o aluno tenha mais interesse e queiram aprender. Com certeza não basta apenas as ferramentas é necessário um professor qualificado que queira aprende.

  • Marcio_de_Oliveira_Monteiro há 554 dias

    Concordo com a função utilitária e estratégica do emprego das ferramentas tecnológicas no auxílio ao processo de ensino e de aprendizagem. Todavia é preciso considerar que a condução metodológica dessa ferramenta é que ditará o tom desse aprendizado, não podendo desconsiderar, contudo, a importância da motivação. Afinal, quando nos acercamos de boas ferramentas tecnológicas e  nosso aluno se encontrar motivado e consciente de todo o alcance do aparato tecnológico a ele disponível, tudo tende a conspirar a favor de nosso crescimento emocional e cognitivo.

    Portanto, não basta apenas um aplicativo, um sitio e não se estar motivado. A exemplo disso pode-se considerar o ePubBud, que funciona como espaço para criar livros virtuais (e-books) e publicá-los. Ora, se não incentivo meu educando a motivar-se para leitura, discussão, análise e interpretação... ao tentar e/ou imaginar utilizar essa ferramenta dificilmente o sucesso fará parte desse contexto.

     

  • Vanessa_Ferreira_de_Souza_Almeida há 553 dias

    As ferramentas tecnologicas precisam mostrar o aluno,  que ela é mais que um passa tempo, site de busca ou rede social, que pode contribuir para sua formação intelectual e sua formação profissinal. #ecoimoocbrt0