Modelo ECOiMOOC

Na Universidade Aberta (UAb.pt) valorizamos cada caminho inovador que permita aproximar ainda mais as pessoas à vida académica e integrá-la na dinâmica social. Num contexto de escassez generalizada de recursos e de necessidade acrescida de capacitação das populações, os cursos abertos massivos online (MOOC - Massive Open Online Courses), enquanto alargamento e aprofundamento dos ideais da educação aberta e do acesso generalizado ao conhecimento oferecem-nos, por isso, um enorme potencial para perseguir essa visão e essa missão.

Consciente desse facto e fiel à sua matriz inovadora, a UAb.pt associou-se em 2013 a um conjunto de outras instituições universitárias europeias de grande prestígio para lançar uma iniciativa conjunta neste domínio – a primeira iniciativa pan-europeia de MOOCs – liderada pela European Association of Distance Teaching Universities (EADTU) e com o apoio da Comissão Europeia (www.OpenupEd.eu). Todavia, a UAb.pt deu um passo adicional em relação aos seus parceiros e desenvolveu um modelo pedagógico específico para cursos abertos massivos online, tornando-se assim na primeira universidade no mundo a fazê-lo - o modelo iMOOC (imooc.uab.pt).

Os MOOCs oferecidos pela UAb.pt são desenhados com base nos quatro pilares do Modelo Pedagógico Virtual© (MPV) da UAb.pt, a saber: aprendizagem centrada no estudante, flexibilidade, interacção e inclusão digital. Combinam a aprendizagem autónoma e auto-dirigida com uma forte dimensão social e articulam a flexibilidade essencial para os estudantes a distância com a estruturação necessária para ajudar na concretização do trabalho a realizar. Também alargam a oferta da aprendizagem ao maior número possível de pessoas num ambiente digital virtual, onde uma parte importante da vida moderna acontece, contribuindo, dessa forma, para a inclusão digital.  Este modelo inovador foi desenhado em Teixeira & Mota (2013) no quadro da iniciativa OpenupEd.

Dando continuidade a este projeto inovador, alargamos a nossa participação internacional, agora no quadro do projeto ECO. Assim, uma equipa liderada pela UAb.pt foi a responsável pela concepção e desenvolvimento dum modelo pedagógico para MOOCs europeus inspirada no modelo iMOOC. É neste contexto que surge  a oferta dum curso ECOiMOOC.

Os cursos massivos abertos online neste modelo pedagógico,  colocam  o seu especial enfoque na inovação, na interação, na inclusão, na responsabilidade individual e nas relações interpessoais.

O que caracteriza a abordagem pedagógica do ECOiMOOC?

Conceito ECOiMOOC

Este modelo pedagógico está alinhado com a definição de MOOCs - Massivos, Abertos e Cursos Online. Trata-se da criação duma experiência de aprendizagem não-formal.

Abordagem Pedagógica

A abordagem pedagógica inscreve-se no conetivismo, na aprendizagem situada e perspetiva sócio-construtivista que caracteriza, na nossa perspetiva, a aprendizagem online.

Os Participantes são aprendentes  e  não são estudantes

O ECOiMOOC é dirigido a população do adultos. Referimo-nos a eles como participantes, indivíduos ou aprendentes, mas não como estudantes pois tal abordagem, no contexto educacional, define um estatuto/papel. Os que participam neste «evento de aprendizagem» tornam-se parte duma comunidade de aprendizagem, que pode constituir-se numa «comunidade de interesse» ou numa «comunidade de práticas».

Não é uma abordagem escolar/académica

Este modelo não é um modelo para aprendizagem online formal. Foi concebido para cursos abertos e online que podem ter um número ilimitado de participantes (massivos). O cenário não é nem o da sala de aula presencial, nem da virtual. É antes  um cenário para o desenvolvimento de aprendizagens pessoais, mas fazendo parte de comunidades online e de redes sociais.

Acesso e participação

  • O curso é aberto a quem queira participar.
  • O registo é requerido para se poder publicar nos espaços institucionais, mas qualquer pessoa pode aceder a todos os conteúdos do curso.
  • A aprendizagem é centrada no estudante e baseada na realização de actividades.
  • A aprendizagem deve ser evidenciada através da criação de artefactos (textos, vídeos, apresentações, mapas conceptuais, etc.), publicados online e de acesso online livre, que demonstrem os conhecimentos e competências dos participantes relativamente aos temas em estudo.
  • O processo de aprendizagem combina o autoestudo e a reflexão com a interação com os outros participantes num contexto social aberto (rede). Espera-se que os participantes assumam um papel ativo e sejam responsáveis pela sua aprendizagem, mas também que se empenhem ativamente na construção de uma comunidade de aprendizagem com os outros. 
  • O apoio à aprendizagem assenta na comunidade de participantes do curso, através da colaboração, do diálogo, do feedback entre pares e do envolvimento ativo no processo de aprendizagem.
  • A existência de um professor manifesta-se pela disponibilização Guia de Aprendizagem, pelas orientações detalhadas para as atividades, pela proposta de recursos (video e/ou audio) e o feedback semanal.
  • A avaliação formativa pode assumir a forma de  contribuições nos blogs,  construção de artefactos e também de feedback entre pares relativamente aos artefactos produzidos ao longo das atividades de aprendizagem.

Organização

  • O curso iniciam-se com a ambientação, que tem a duração de uma semana, destinada à familiarização dos participantes com os espaços, ferramentas e serviços a usar no curso, bem como com os processos de trabalho e de comunicação que serão utilizados.
  • O curso tem uma localização centralizada (num sítio web, wiki, blog, LMS, etc.), onde toda a informação relevante é disponibilizada (programa, recursos, calendarização, orientações de trabalho, etc.), embora o trabalho dos participantes seja feito em rede, usando estes os seus ambientes pessoais de aprendizagem (PLEs) para gerir a sua aprendizagem, publicar os seus artefactos e envolver-se no diálogo e colaboração com os outros participantes.
  • O curso ECOiMOOC da UAb.pt dispõe duma equipa de facilitadores para apoiar a sua implementação – serem facilitadores da comunidade, reunir informação relevante no sentido de monitorizar e aperfeiçoar o processo, monitorizar redes sociais, fornecer sumários semanais, etc.

Recursos

  • Os recursos disponibilizados como ponto de partida para a realização das atividades estão protegidos por uma licença aberta ou encontram-se livremente acessíveis na Internet.

Certificado de completação do curso

  • Pode existir avaliação sumativa no caso dos participantes que desejem obter um certificado de completação do curso (que não fornece, porém, qualquer creditação formal). Neste caso, pelo menos dois dos artefactos produzidos como evidências de aprendizagem serão avaliados e classificados. Neste caso, os participantes selecionam do e-portfólio , dois dos artefactos produzidos como evidências de aprendizagem, para efeitos avaliação e classificação.

Creditação formal do curso

O curso ECOiMOOC da UAb.pt pode oferecer a possibilidade dos participantes requererem, após a conclusão da sua aprendizagem, uma creditação formal, mediante o pagamento de uma quantia a determinar. Os créditos (ECTS) serão atribuídos na sequência de uma avaliação por um professor ou tutor, que incluirá os dois (ou mais) artefactos considerados para efeitos de classificação e um e-portfólio que incorpore os elementos mais relevantes do trabalho desenvolvido no curso. Poderá ainda adicionar-se a este processo um exame final, presencial, nos casos em que se considere adequado.