Equipa Projeto ECO

António Teixeira  

 

António Teixeira (coordenação do projeto  ECOmooc)

Professor na Universidade Aberta [Departamento de Educação e Ensino a Distância], desde 1991 e investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e no Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D]. É Presidente da EDEN – European Distance and eLearning Network e Diretor no Ibstpi – International Board of Standards for Training, Performance and Instruction. Realizou a sua formação em Filosofia na Universidade de Lisboa (MPhil- 1994, PhD - 2003) e em educação online na Universidade de Turku (2004). De 2006 a 2009, desempenhou o cargo de Pró-reitor para a Inovação em Ensino a Distância na Universidade Aberta, tendo sido responsável pela conceção e implementação da estratégia de virtualização da UAb. Tem dirigido investigação em vários projetos com financiamento europeu e americano sobre educação aberta desde 2006 (MORIL, OER-HE, LECH-e, OportUnidad), para além de integrar a Global OER Graduate Network.

Foi co-autor do modelo pedagógico institucional para MOOCs  - o modelo iMOOC da Universidade Aberta no âmbito da iniciativa OpenupEd e coordenador do projeto iMOOC.

  Linha Morgado

Lina Morgado (desenvolvimento do modelo pedagógico europeu para o ECOmooc) 

Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED] desde 1991 e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre ambientes e pedagogias emergentes, identidade digital e aprendizagem em rede e Web social na educação aberta e a distância em projetos internacionais, entre os quais, o ECOmooc.

É doutorada em Educação. Coordena e ensina no mestrado em Pedagogia do eLearning [MPeL] e no doutoramento em Educação da UAb. Co-autora do Modelo Pedagógico Virtual©  e do grupo de trabalho para o seu desenvolvimento. Coordenou equipas de inovação no Programa Inovação em Ensino a Distância na UAb, tendo sido responsável pela conceção do modelo de formação e implementação do programa de formação de professores universitários para o eLearning [2007-2011]. 


  Vitor Rocio

Vitor Rocio (desenvolvimento do ambiente de aprendizagem projeto ECOmooc)  

Professor Associado do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) e Pró-Reitor para o Campus Virtual na Universidade Aberta. Doutorado em Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) (2002) e licenciado em Engenharia Informática pela mesma Faculdade (1993). Como docente da UAb, coordenou o Laboratório de Informática, estrutura laboratorial do DCeT da UAb, que suporta a realização atividades de ensino e investigação, em colaboração com o Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Integra a equipa que gere a plataforma de ensino a distância e elearning da UAb. Foi responsável pela sua adaptação ao Modelo Pedagógico Virtual© da UAb. Desenvolve atividade de investigação no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (membro da Comissão Científica) onde participa entre outros, nos seguintes projetos: SOL, iMOOC (2013), EMMA e ECOmooc. As suas áreas de interesse centram-se nas tecnologias de elearning, ambientes web 2.0 e tecnologias das línguas humanas.


  José Coelho

José Coelho (desenvolvimento do ambiente de aprendizagem projeto ECOmooc)  

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT). Doutor em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em 2004, é mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo IST/UTL em 2001, e licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo IST/UTL em 1995. Como docente da UAb já pertenceu à coordenação de cursos formais e integra vários júris da secção de Informática, Física e Tecnologia. Desenvolve investigação no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), onde desenvolve investigação em elearning, EMMA e ECOmooc. Integra o grupo de trabalho para o Campus Virtual, e o grupo de trabalho para o Desenvolvimento do Modelo Pedagógico Virtual©, bem como outros grupos de trabalho. Esteve envolvido desde o início na equipa de desenvolvimento da plataforma de ensino a distância e elearning da UAb. Contribuiu para a comunidade Moodle, bloco Admin Alert e Usage, que foram utilizados na plataforma da UAb e mereceram a atenção e retorno da parte da comunidade internacional, com contributos a nível de traduções, sugestões e código. Participa nos projetos Diversity in the learning experience in (higher) education (DIV.ED) e  REde de Cultura e ARte DIgital (RECARDI).


   José Mota

José Mota (desenvolvimento do modelo pedagógico europeu ECOmooc)

Investigador no Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (UAb.pt) onde tem participado em vários projetos quer nacionais, quer internacionais. É mestre em Pedagogia do eLearning pela UAb.pt e doutorando em Educação a Distância e eLearning. Membro da equipa docente do mestrado em Pedagogia do eLearning desde 2010, bem como do mestrado em Comunicação Educacional Multimédia da UAb.pt até  2013. Foi  co-autor, formador e facilitador no programa de formação para a docência online (Programa de Inovação em Educação a Distância da UAb.pt), com cursos dirigidos aos professores, tutores da UAb.pt e coordenador de cursos para docentes de outras universidades portuguesas. Os seus interesses de investigação incluem os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE – Personal learning environments), a aprendizagem em rede e a cibercultura.

Foi co-autor do modelo pedagógico institucional para MOOCs  - modelo iMOOC da Universidade Aberta no âmbito da iniciativa OpenupEd.  Foi autor do design pedagógico do primeiro iMOOC oferecido pela UAb, o curso Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida.


   António Quintas-Mendes

António Quintas-Mendes (desenvolvimento do modelo pedagógico europeu ECOmooc)

Professor auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED]. É doutorado em Educação e docente dos mestrados em Pedagogia do eLearning [MPeL], Comunicação Educacional Multimedia e no doutoramento em Educação da UAb. Foi coordenador do primeiro curso online oferecido pela Universidade Aberta- FFO- curso Formação de Formadores Online  de  2001-2012.

Foi co-autor do Modelo Pedagógico Virtual©  e integra o grupo de trabalho para o seu desenvolvimento.

É coordenador do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação, quer em projetos nacionais, quer internacionais.


   mcarmo2.jpg

Maria do Carmo Pinto (autora dos conteúdos científicos para ECOmooc)

Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Ciências Sociais e Gestão [DCSG] e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre, avaliação digital (Elearning e avaliação no Ensino Superior- @acess.he), educação aberta e a distância  e competências digitais em vários projetos internacionais entre os quais El Gate,  EMMA, Home e ECOmooc.

Licenciada em História, mestre em Comunicação Educacional Multimedia e doutorada em História. Docente no âmbito dos cursos de licenciatura e mestrado, na área de História de Portugal. 


   Branca Miranda

Branca Miranda (autora dos conteúdos científicos para ECOmooc)

Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED] desde 1996 e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre mobilidade virtual (VIRQUAL), educação aberta e a distância  e competências digitais e em vários projetos internacionais,  entre os quais  EMMA, Home e ECOmooc.
Licenciada em Geografia, mestre em Relações Interculturais  e doutorada em Educação. Docente no âmbito dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da Educação. É vice-coordenadora do mestrado em Supervisão Pedagógica.

  Isolina Oliveira

Isolina Oliveira (autora dos conteúdos científicos para ECOmooc)

Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de  Educação e Ensino a Distância (DEED) onde coordena o mestrado de Supervisão Pedagógica. É investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde tem desenvolvido  investigação em projetos financiados pela FCT e pela UE, nomeadamente sobre a aprendizagem e avaliação em contextos de eLearning e presenciais enriquecidos pelas tecnologias (@ssess) e sobre liderança educacional.  É doutorada em Educação, na especialidade Psicologia Educacional.

   Sandra Caeiro

Sandra Caeiro (disseminação projeto ECO)

Professora Auxiliar na Universidade Aberta (2004), é e doutorada em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2004), Mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela Universidade de Aveiro, Portugal (1996) e Licenciada em Engenharia do Ambiente pela FCT-UNL, Portugal (1992).  É coordenadora da licenciatura em Ciências do Ambiente da Universidade Aberta e coordenadora institucional do European Virtual Seminar in Sustainable Development. As suas áreas de investigação e ensino são os instrumentos de gestão ambiental e territorial, a avaliação do risco ambiental, a cidadania ambiental e participação, o consumo sustentável e o ensino das ciências em e-learning. É investigadora no CENSE - Center for Sustainability and Environmental Research da FCT/UNL. É investigadora colaboradora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta onde tem participado em projetos internacionais. Neste âmbito foi co-autora dos conteúdos do primeiro iMOOC da Universidade Aberta,  Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida.

   Paula Nicolau

Paula Nicolau (disseminação projeto ECO)

Professora Auxiliar na Universidade Aberta. É  doutorada em Microbiologia Ambiental pela University of Wales, Bangor (UK) e licenciada em Biologia Vegetal Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, Portugal.  Integra a equipa de investigadores do Centro de Ecologia Funcional– CEF, da Universidade de Coimbra, Portugal. É investigadora colaboradora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta onde tem participado em projetos internacionais. Neste âmbito foi co-autora dos conteúdos do primeiro iMOOC da Universidade Aberta,  Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida.

Os principais interesses de investigação incluem o Ensino das Ciências Biológicas e Ciências do Ambiente no contexto do e-learning, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, e a Microbiologia Ambiental.  É Coordenadora do Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação na Universidade Aberta.