Equipa #ecoimoocBR

  Linha Morgado

Lina Morgado (design pedagógico do curso ECOimooc Competências Digitais para Professores)  

Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED] desde 1991 e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre ambientes e pedagogias emergentes, identidade digital e aprendizagem em rede e Web social na educação aberta e a distância em projetos internacionais, entre os quais, o ECOmooc.

É doutorada em Educação. Coordena e ensina no mestrado em Pedagogia do eLearning [MPeL] e no doutoramento em Educação da UAb. Co-autora do Modelo Pedagógico Virtual©  e do grupo de trabalho para o seu desenvolvimento. Coordenou equipas de inovação no Programa Inovação em Ensino a Distância na UAb, tendo sido responsável pela conceção do modelo de formação e implementação do programa de formação de professores universitários para o eLearning [2007-2011]. 


  Vitor Rocio

Vitor Rocio (desenvolvimento do ambiente de aprendizagem do curso do ECOimooc  Competências Digitais para Professores)   

Professor Associado do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) e Pró-Reitor para o Campus Virtual na Universidade Aberta. Doutorado em Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) (2002) e licenciado em Engenharia Informática pela mesma Faculdade (1993). Como docente da UAb, coordenou o Laboratório de Informática, estrutura laboratorial do DCeT da UAb, que suporta a realização atividades de ensino e investigação, em colaboração com o Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Integra a equipa que gere a plataforma de ensino a distância e elearning da UAb. Foi responsável pela sua adaptação ao Modelo Pedagógico Virtual© da UAb. Desenvolve atividade de investigação no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (membro da Comissão Científica) onde participa entre outros, nos seguintes projetos: SOL, iMOOC (2013), EMMA e ECOmooc. As suas áreas de interesse centram-se nas tecnologias de elearning, ambientes web 2.0 e tecnologias das línguas humanas.


  José Coelho

José Coelho (desenvolvimento do ambiente de aprendizagem do curso do ECOimooc  Competências Digitais para Professores)   

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT). Doutor em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em 2004, é mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo IST/UTL em 2001, e licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo IST/UTL em 1995. Como docente da UAb já pertenceu à coordenação de cursos formais e integra vários júris da secção de Informática, Física e Tecnologia. Desenvolve investigação no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), onde desenvolve investigação em elearning, EMMA e ECOmooc. Esteve envolvido desde o início na equipa de desenvolvimento da plataforma de ensino a distância e elearning da UAb. Contribuiu para a comunidade Moodle, bloco Admin Alert e Usage, que foram utilizados na plataforma da UAb e mereceram a atenção e retorno da parte da comunidade internacional, com contributos a nível de traduções, sugestões e código. Participa nos projetos Diversity in the learning experience in (higher) education (DIV.ED) e  REde de Cultura e ARte DIgital (RECARDI).


   mcarmo2.jpg

Maria do Carmo Pinto (autora dos conteúdos científicos para ECOmooc Competências Digitais para Professores)

Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Ciências Sociais e Gestão [DCSG] e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre, avaliação digital (Elearning e avaliação no Ensino Superior- @acess.he), educação aberta e a distância  e competências digitais em vários projetos internacionais entre os quais El Gate,  EMMA, Home e ECOmooc.

Licenciada em História, mestre em Comunicação Educacional Multimedia e doutorada em História. Docente no âmbito dos cursos de licenciatura e mestrado, na área de História de Portugal. 


   Branca Miranda

Branca Miranda (autora de conteúdos científicos do curso ECOimooc Competências Digitais para Professores)

Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED] desde 1996 e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre mobilidade virtual (VIRQUAL), educação aberta e a distância  e competências digitais e em vários projetos internacionais,  entre os quais  EMMA, Home e ECOmooc.
Licenciada em Geografia, mestre em Relações Interculturais  e doutorada em Educação. Docente no âmbito dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da Educação. É vice-coordenadora do mestrado em Supervisão Pedagógica.

  Isolina Oliveira

Isolina Oliveira (autora de conteúdos científicos do curso ECOimooc Competências Digitais para Professores)

Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de  Educação e Ensino a Distância (DEED) onde coordena o mestrado de Supervisão Pedagógica. É investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde tem desenvolvido  investigação em projetos financiados pela FCT e pela UE, nomeadamente sobre a aprendizagem e avaliação em contextos de eLearning e presenciais enriquecidos pelas tecnologias (@ssess) e sobre liderança educacional.  É doutorada em Educação, na especialidade Psicologia Educacional.

  Maria João Spilker

Maria João Spilker (equipa de facilitação do ECOimooc Competências Digitais para Professores)

Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Frankfurt. É Mestre em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta (UAb, Portugal). Membro associado do Laboratório de Educação a Distância e Elearning da UAb (LE@D) onde desenvolve investigação sobre áreas emergentes do Elearning, nomeadamente sobre a aplicabilidade de ferramentas e serviços da Web 2.0 em contexto da educação e formação, formal e informal. Em paralelo, tem prestado consultoria, desenvolvido e implementado projetos na sua área de especialidade, em Instituições de Ensino Superior e entidades privadas, na Europa e no Brasil, assim bem como atuado como e-Train-the-Trainer/Coach.