|
Lina Morgado (design pedagógico do curso ECOimooc Competências Digitais para Professores) Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED] desde 1991 e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre ambientes e pedagogias emergentes, identidade digital e aprendizagem em rede e Web social na educação aberta e a distância em projetos internacionais, entre os quais, o ECOmooc. É doutorada em Educação. Coordena e ensina no mestrado em Pedagogia do eLearning [MPeL] e no doutoramento em Educação da UAb. Co-autora do Modelo Pedagógico Virtual© e do grupo de trabalho para o seu desenvolvimento. Coordenou equipas de inovação no Programa Inovação em Ensino a Distância na UAb, tendo sido responsável pela conceção do modelo de formação e implementação do programa de formação de professores universitários para o eLearning [2007-2011]. |
|
Vitor Rocio (desenvolvimento do ambiente de aprendizagem do curso do ECOimooc Competências Digitais para Professores) Professor Associado do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) e Pró-Reitor para o Campus Virtual na Universidade Aberta. Doutorado em Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) (2002) e licenciado em Engenharia Informática pela mesma Faculdade (1993). Como docente da UAb, coordenou o Laboratório de Informática, estrutura laboratorial do DCeT da UAb, que suporta a realização atividades de ensino e investigação, em colaboração com o Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Integra a equipa que gere a plataforma de ensino a distância e elearning da UAb. Foi responsável pela sua adaptação ao Modelo Pedagógico Virtual© da UAb. Desenvolve atividade de investigação no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (membro da Comissão Científica) onde participa entre outros, nos seguintes projetos: SOL, iMOOC (2013), EMMA e ECOmooc. As suas áreas de interesse centram-se nas tecnologias de elearning, ambientes web 2.0 e tecnologias das línguas humanas. |
|
José Coelho (desenvolvimento do ambiente de aprendizagem do curso do ECOimooc Competências Digitais para Professores) Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT). Doutor em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em 2004, é mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo IST/UTL em 2001, e licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo IST/UTL em 1995. Como docente da UAb já pertenceu à coordenação de cursos formais e integra vários júris da secção de Informática, Física e Tecnologia. Desenvolve investigação no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), onde desenvolve investigação em elearning, EMMA e ECOmooc. Esteve envolvido desde o início na equipa de desenvolvimento da plataforma de ensino a distância e elearning da UAb. Contribuiu para a comunidade Moodle, bloco Admin Alert e Usage, que foram utilizados na plataforma da UAb e mereceram a atenção e retorno da parte da comunidade internacional, com contributos a nível de traduções, sugestões e código. Participa nos projetos Diversity in the learning experience in (higher) education (DIV.ED) e REde de Cultura e ARte DIgital (RECARDI). |
|
Maria do Carmo Pinto (autora dos conteúdos científicos para ECOmooc Competências Digitais para Professores) Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Ciências Sociais e Gestão [DCSG] e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre, avaliação digital (Elearning e avaliação no Ensino Superior- @acess.he), educação aberta e a distância e competências digitais em vários projetos internacionais entre os quais El Gate, EMMA, Home e ECOmooc. Licenciada em História, mestre em Comunicação Educacional Multimedia e doutorada em História. Docente no âmbito dos cursos de licenciatura e mestrado, na área de História de Portugal. |
Branca Miranda (autora de conteúdos científicos do curso ECOimooc Competências Digitais para Professores) Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED] desde 1996 e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde desenvolve investigação sobre mobilidade virtual (VIRQUAL), educação aberta e a distância e competências digitais e em vários projetos internacionais, entre os quais EMMA, Home e ECOmooc.Licenciada em Geografia, mestre em Relações Interculturais e doutorada em Educação. Docente no âmbito dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da Educação. É vice-coordenadora do mestrado em Supervisão Pedagógica. |
|
|
Isolina Oliveira (autora de conteúdos científicos do curso ECOimooc Competências Digitais para Professores) Professora auxiliar na Universidade Aberta de Portugal [UAb] no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) onde coordena o mestrado de Supervisão Pedagógica. É investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] onde tem desenvolvido investigação em projetos financiados pela FCT e pela UE, nomeadamente sobre a aprendizagem e avaliação em contextos de eLearning e presenciais enriquecidos pelas tecnologias (@ssess) e sobre liderança educacional. É doutorada em Educação, na especialidade Psicologia Educacional. |
|
Maria João Spilker (equipa de facilitação do ECOimooc Competências Digitais para Professores) Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Frankfurt. É Mestre em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta (UAb, Portugal). Membro associado do Laboratório de Educação a Distância e Elearning da UAb (LE@D) onde desenvolve investigação sobre áreas emergentes do Elearning, nomeadamente sobre a aplicabilidade de ferramentas e serviços da Web 2.0 em contexto da educação e formação, formal e informal. Em paralelo, tem prestado consultoria, desenvolvido e implementado projetos na sua área de especialidade, em Instituições de Ensino Superior e entidades privadas, na Europa e no Brasil, assim bem como atuado como e-Train-the-Trainer/Coach. |